terça-feira, 16 de julho de 2019

Como a mídia mente e te desinforma...

Hans Rosling

Você já se perguntou o que se esconde por trás de centenas de estatísticas e estudos propagados pela mídia? 

Coisas como o aumento das mortes por desastres nos últimos 100 anos, o crescimento da pobreza extrema nos últimos 20 ou a expansão da desigualdade de distribuição de renda podem ser apenas a cortina de fumaça que oculta verdades inconvenientes para aqueles que se retroalimentam da ingenuidade e credulidade das massas.

O Doutor Hans Rosling, médico, acadêmico, estatístico e professor de saúde internacional, faz essas e outras indagações ao público e demonstra que a maioria das pessoas não sabe as respostas. Influenciadas por um clima de opinião pública formado por alarmistas na mídia, na academia e entre "intelectuais" em geral, as pessoas são levadas a acreditar que o mundo está piorando em diversos aspectos, quando as reais tendências e estatísticas mostram precisamente o contrário.

Nas palavras dele mesmo: "Quando você não consome a mídia, você está desinformado, quando você consome a mídia, você está mal informado."

Rosling, que faleceu no mês passado, deixa um importantíssimo legado com suas pesquisas sobre o desenvolvimento da saúde no mundo e a ligação entre desenvolvimento econômico, agricultura, pobreza e saúde. O médico sueco foi conselheiro em entidades internacionais ligadas à saúde e a questões humanitárias, como a World Health Organization (WHO) e a UNICEF., além de ser um dos pioneiros que iniciaram o trabalho da Médicos Sem Fronteiras na Suécia. 

Vale muito assistir!




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails