sexta-feira, 3 de abril de 2020

Idosos denunciam falta de vacina no Posto de Saúde do Pontal

Ilhéus registrou um número record de vacinados contra Gripe Influenza.  Ao todo, 12 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe ao longo de dois dias de vacinação, iniciada no dia 23 de março. A primeira fase da campanha teve como público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde e povos indígenas. A data prevista para o inicio da segunda etapa seria no dia 27 de março. 
Idosos denunciam falta de vacina no
posto de saúde do Pontal, em Ilhéus
Mas apesar da população ter compreendido a importância da vacinação, a vacina está em falta no posto de saúde do Pontal. A denúncia foi feita por idosos que tem se deslocado ao local e não tem encontrado a vacina. Segundo eles, em um primeiro momento foi dito que a vacina chegaria na quinta-feira (02 de abril), o que não ocorreu. A explicação que receberam foi que a demora se deve à fabricação da vacina.

"Não é possível que nós continuemos a nos descolar até o posto, nos expondo ao vírus, e não ter a vacina." diz um idoso que pediu para não ser identificado

"Pedi a uma moça que trabalha lá um telefone que pudesse ligar e me informar se a vacina chegou, para não ir lá a toa. Ela disse que não tinha telefone e que não podia dar nem mesmo o número pessoal dela", revela outra idosa que também não quis se identificar.

Essa situação se tornou insustentável e totalmente irresponsável, uma vez que idosos são o principal grupo de risco atingido pelo Coronavírus. Cabe à Prefeitura Municipal de Ilhéus regularizar essa situação e, no mínimo, colocar um telefone à disposição de informações, pois assim evitaria o deslocamento desnecessário de pessoas, especialmente das que fazem parte do grupo de risco.

A vacina fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é destinada a segmentos da população identificados como grupos de risco, que podem apresentar maior possibilidade de complicações em decorrência da contaminação por coronavírus. Estes grupos são crianças entre 6 meses até menores de 5 anos de idade; mulheres gestantes e puérperas; idosos com mais de 60 anos; além de pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e doenças respiratórias. A vacina é distribuída pelo Ministério da Saúde aos municípios e está sendo distribuída em lotes. Além do vírus Influenza A (H1N1), a vacina visa a proteger a população contra outro vírus tipo A (H3N2) e contra um dos vírus tipo B. A​ vacina também ​​diminui o risco de outras doenças que podem aparecer junto com a gripe, como a pneumonia.

Mais uma vez salientamos a importância e responsabilidade da Prefeitura Municipal de Ilhéus em solucionar logo essa questão. Afinal, proteger os idosos e demais pessoas que compõem o grupo de risco é prioridade no combate prevenção ao coronavírus.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails