quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS


O medicamento Trastuzumabe Entansina, para tratar câncer de mama, foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria foi publicada, na última segunda-feira, 12 de setembro, no Diário Oficial da União (DOU).

A medicação é indicada para quando o tratamento é feito utilizando apenas um procedimento, para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que “a tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”.

Dados de 2018 da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 620 mil mulheres morreram de câncer de mama no mundo durante o período. Inclusive, no Brasil, o número de novos diagnósticos ao ano chega a 60 mil.

Em 2017, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou que foram registradas 16.724 mortes de mulheres com câncer de mama. No ano seguinte, o país ficou na quarta colocação no mundo com a maior incidência da doença e o quinto em mortalidade.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails