quarta-feira, 24 de maio de 2023

1º lote da restituição do imposto de renda será pago na próxima semana


O prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) vai até 31 de maio, quarta-feira, às 23h59 e muita gente já se prepara para receber a restituição que começa com o pagamento do primeiro lote, exatamente nessa mesma data.

Inicialmente, serão contemplados 4,1 milhões de contribuintes que estão fila de prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem entregou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo PIX.

No total, serão cinco lotes que vão de maio a setembro. O pagamento é feito para quem apresentar deduções – abatimentos no valor final da tributação. Os descontos são oferecidos pela restituição.

O contribuinte tem prazo para o resgate da restituição de um ano. O depósito é feito na conta corrente informada ou via chave PIX de número CPF que foi cadastrada ao enviar a declaração. Vale o PIX apenas com a chave do CPF.

De acordo com a Receita Federal, quem escolheu o PIX para ressarcimento terá prioridade no recebimento, além de alguns grupos específicos:

Idosos com mais de 80 anos;
Pessoas acima de 60 anos;
Pessoas com deficiência;
Pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério;
Quem enviou a declaração até 10 de maio.

O depósito é feito sempre no último dia útil de cada mês, de maio até setembro. Uma semana antes do pagamento a Receita Federal libera a consulta.

Para consultar se a restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar nos itens “Meu Imposto de Renda” e “Consultar a Restituição”.

Calendário da Restituição

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho;
3º lote: 31 de julho;
4º lote: 31 de agosto;
5º lote: 29 de setembro.

A entrega da declaração do imposto começou no dia 15 de março e termina em 31 de maio, às 23h59.

Até a terça-feira, 23 de maio, a Receita Federal recebeu mais de 27 milhões declarações. A expectativa é chegar a 39,5 milhões até o fim do prazo.

Para saber quando receberá, basta acessar o site da Receita Federal.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails