O Canadá está enfrentando a maior temporada de incêndios florestais do século XXI. O ministro de Preparação para Emergências, Bill Blair, anunciou que, somente em 2023, mais de 47 mil quilômetros quadrados foram queimados. Além disso, ele confirmou que 431 incêndios estão acontecendo em todo o território canadense.
A cidade de Edson, em Alberta, teve que evacuar 8,4 mil pessoas por causa das chamas. “O incêndio está tão fora de controle que algumas equipes florestais tiveram que recuar”, disse Luc Mercier, diretor administrativo do condado de Yellowhead, onde fica Edson.
A situação é similar na Columbia Britânica, onde milhares de pessoas deixaram suas residências.
No sábado, 10, o ministro de Segurança Pública de Quebec, François Bonnardel, disse que a situação nas partes central e noroeste da província continuava difícil, com várias cidades ameaçadas.
Mais de 5 mil agentes foram enviados de outros países para ajudar a combater as chamas e são esperados outras centenas de países como Chile, Costa Rica, Portugal e Espanha. A fumaça das chamas já invadiu os Estados Unidos e chegou até a Noruega, percorrendo todo o espaço do Oceano Atlântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário