sábado, 17 de fevereiro de 2024

Ilhéus: Previsão de Chuvas Intensas e Riscos de Deslizamentos




A população de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, deve ficar em alerta para as fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

A Defesa Civil da cidade emitiu um alerta crítico sobre a previsão de chuvas intensas. De acordo com o órgão, as chuvas podem alcançar a marca de 105 milímetros até a próxima terça-feira, 20 de fevereiro.

Neste cenário é imprescindível que a cidade e suas adjacências estejam preparadas para a ocorrência de possíveis deslizamentos de terra e inundações em áreas de risco.

A situação é agravada pela previsão de fortes ventos marítimos, que podem chegar a 75 km/h, com impactos significativos também no continente, onde as velocidades podem variar entre 45 a 60 km/h. Essas condições meteorológicas adversas aumentam o potencial de danos e exigem vigilância constante, especialmente em zonas vulneráveis.

A população deve monitorar sinais de perigo como a desagregação do solo em encostas, o aparecimento de fissuras e rachaduras em estruturas, além de atentar para quaisquer ruídos que indiquem movimentação de terra. Em situações de emergência, é crucial a comunicação imediata com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros para garantir uma resposta rápida e eficaz.

Para emergências ou orientações, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil através do número de WhatsApp (73) 97400-7521 ou acionar o Corpo de Bombeiros pela central de atendimento 193.

A prioridade é garantir a segurança de todos, minimizando os riscos associados a este período de condições meteorológicas severas.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails