As fortes chuvas que vêm atingindo grande parte da região Nordeste, especialmente a faixa leste, devem dar uma trégua a partir desta quinta-feira, 25 de abril. O temporal tem castigado o corredor que liga a Bahia até o Rio Grande do Norte, e a faixa norte do Ceará até o Piauí. No interior da região, também há condições de chuva, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os volumes mais expressivos e que, de forma pontual, podem ultrapassar 100 milímetros (mm) atingirão áreas do leste e agreste dos estados de Sergipe e Alagoas. O instituto também destacou que o agreste meridional e leste de Pernambuco (áreas de divisa com o estado de Alagoas) também registraram volumes significativos de chuva.
O Inmet explicou que essa situação acontece porque um sistema frontal avançou, desde quinta-feira, 18 de abril, pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, contribuiu para intensificar o fluxo de umidade no leste da região.
“O fluxo de umidade do oceano para o continente predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e também na porção mais norte até o Piauí”, informou o instituto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário