sábado, 2 de agosto de 2025

Jovens católicos se reúnem em Roma para vigília com o papa


Jovens católicos de todo o mundo começaram a se reunir em Roma neste sábado, 02  de agosto, para participar de uma vigília de oração com o papa Leão XIV, o ponto culminante do Jubileu, o “Ano Santo” da Igreja Católica, que espera reunir quase um milhão de fiéis. O amplo espaço aberto do bairro de Tor Vergata, ao leste de Roma, onde o papa conduzirá a vigília, estava lotado de jovens que aproveitavam o ambiente festivo.

A emissora italiana Rai passou a chamar o evento de “Woodstock” católico: quase 20 grupos musicais e de dança, muitos deles religiosos, se apresentaram para a multidão antes da chegada do papa. “O mundo precisa de vocês”, gritou um artista aos peregrinos, que colocaram mantas, almofadas e bandeiras por toda a área da vigília.

A maioria planeja passar a noite nesta esplanada de 50 hectares, até a grande missa de encerramento presidida pelo papa peruano-americano na manhã de domingo. Em um vídeo, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, deu as boas-vindas aos peregrinos e afirmou que Roma virou o cenário de “uma festa extraordinária”.

A organização do evento representou um desafio logístico extraordinário para as autoridades, com quase 10.000 pessoas mobilizadas, entre policiais e funcionários da proteção civil, e medidas de saúde — distribuição de garrafas de água e pulverizadores — para ajudar os participantes a suportar o calor do verão romano.

O Vaticano informou que o papa se reuniu e rezou neste sábado com os viajantes que acompanhavam uma peregrina egípcia de 18 anos que faleceu na noite de sexta-feira (1). A Rai News informou que a jovem foi vítima de um ataque cardíaco em um ônibus quando retornava ao local em que estava hospedada depois de participar de um evento em Roma.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails