sábado, 8 de dezembro de 2018

Crocs: Risco iminente para crianças


Confortável, fashionista e prática. Conveniente para crianças ativas e pais atarefados.

Esta é a Crocs, um tipo de sandália feita com a resina de célula fechada Croslite™, que representa uma substancial inovação em calçados. O material Croslite™ permite a produção de calçados macios, confortáveis, leves, antimicrobiais, resistentes ao odor super coloridos e que não marcam o piso.

Uma beleza, né?

Nem tanto assim.

O problema que relataremos aqui, não é atribuído à sandália em si mas ao uso inadequado que muitas pessoas, em especial pais, fazem desse produto. Isto porque criou-se o hábito de usá-lo em escolas, parques, shoppings... É aí que se encontra o terror. Na quinta-feira, dia 25 de abril de 2013, a jovem mãe Cristiane Correia foi ao Shopping Metrópole em São Bernardo do Campo, exatamente na Loja Renner, com sua filhinha de quatro anos. Ela usava Crocs tipo sapatilhas e a pequena, Crocs sandálias.

Ao irem embora, direcionaram-se à escada rolante. Ambas estava no mesmo degrau, dadas as mãos, atentas para ficarem no centro do degrau, justamente para não correrem o risco do pezinho menina encostar na lateral da escada. Entretanto, ao final da escada, antes que se tornasse uma esteira, Cristiane sentiu sua sapatilha agarrar. Foi muito rápido, questão de segundos. Assustada, ela saiu da escada e no mesmo instante que iria tirar a filha da escada (pois segurava a sua mão), ouviu gritos de terror. A Crocs da criança foi literalmente engolida pela engrenagem. O desespero foi tamanho... Com um esforço muito grande a mãe conseguiu tirar a menina que gemia de dor. Conduzidas ao ambulatório do Shopping e posteriormente a um hospital, foram constatadas várias fraturas e ferimentos no pé da criança.

O ortopedista que atendeu a menina logo perguntou se ela estava de Crocs.

Este acidente nos deixa um alerta: Por ter uma base altamente aderente e totalmente flexível, a Crocs faz com que as crianças se tornem ainda mais vulneráveis, principalmente em esteiras e escadas rolantes.

Já são inúmeros os casos de acidentes envolvendo o uso de Crocs em escadas rolantes não somente no Brasil, mas como Estados Unidos, Japão, Singapura, inclusive com relatos de amputação.

Estes casos já fizeram com que shoppings e outros estabelecimentos disponibilizem sinalizações com cuidados, até simulando uma sandália Crocs em placas de advertência.

Na embalagem da sandália, a Crocs há um aviso com os seguintes dizeres:

“AVISO

Para evitar ferimentos pessoais graves na utilização de escadas ou esteiras rolantes:

- Permaneça no centro do degrau, olhando para frente

- Não encoste em qualquer superfície próxima ao movimento da esteira/escada rolante ou dos degraus

- Pise com cuidado ao entrar ou sair da esteira/escada rolante

- Segure as crianças pelas mãos e supervisione-as durante todo o tempo”

O próprio fabricante já alerta para os riscos.

Para que acidentes não se tornem tragédia, devemos zelar pelos nossos pequenos e adotar o uso da crocs apenas como pantufa, no conforto do lar.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails