segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Livro do mês: O inimigo secreto - Agatha Christie




O Inimigo Secreto é o segundo livro publicado pela famosa escritora Agatha Christie. Lançado em 1922, este romance já colocava em seu devido lugar os vilões socialistas.

Para aqueles que são amantes dos suspenses da autora, esse livro já começa com uma grande surpresa: não temos apenas um, mas sim dois detetives como principais personagens da trama: um casal de jovens chamados Thomas Beresford e a Prudence Cowley, também conhecidos como Tommy e Tuppence.

Apesar do personagem mais famoso de Agatha ser o detetive Hercule Poirot, ele não é o único a desvendar mistérios. Quem já leu um pouco mais da obra da autora inglesa com certeza já conheceu a encantadora velhinha Miss Marple. Mas a dupla Tommy e Tuppence também tem sua parcela de fama, incluídos entre os personagens mais conhecidos da autora.

Nesse romance encontramos Tommy e Tuppence ainda jovens, em uma Inglaterra pós primeira guerra mundial, durante os primórdios da ascensão do socialismo no mundo ocidental.

A trama do livro começa com um ocasional reencontro de Tommy e Tuppence em Londres. Durante um animado bate papo, eles têm uma ideia inusitada: com propósito de ganhar dinheiro, colocam um anúncio no jornal, oferecendo-se como detetives particulares. Claro que não esperavam que fosse dar em nada. Porém, contrariando as suas expectativas, acabam sendo chamados para investigar um caso.

A investigação se desenrola em torno de Jane Finn, uma jovem desaparecida que aparentemente portava papéis muito importantes e comprometedores para o governo inglês.  A Scotland Yard também trabalhava no caso, mas nada melhor do que uma visão diferente da situação,dada pelos interessantes detetives de Agatha. 

A trama se apresenta bastante intrincada. Não só a dupla que está à procura da moça. Diversos outros personagens surgem, no decorrer do livro, em busca de Jane Finn. 

O grande mistério do livro não é apenas onde está Jane. A grande revelação fica por conta da identidade secreta do vilão da história: o misterioso Mister Brown, um mestre do disfarce que milita por uma revolução comunista na Inglaterra.

A narrativa do livro é muito interessante, bem construída, e com um enorme diferencial: não é um caso clássico de um detetive investigando a morte de alguém, mas sim uma trama política, cheia de espionagem, suspense, ação, humor e romance. Algo que veremos ser bem recorrente em quase todos os livros onde os protagonistas são Tommy e Tuppence.

Em resumo, O Inimigo Secreto é um romance que vale a pena ser lido. Ele pode ser uma ótima distração para as horas de tédio, ou para passar o tempo naquela viagem longa. Vai ser um livro que vai te prender do começo ao fim.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails