terça-feira, 19 de abril de 2022

Alerta sobre as fake news

Estamos em ano eleitoral, em meio a uma acirrada disputa política entre Direita e Esquerda. Nesse vale tudo, várias são as estratégias dos "canhotos" para levar vantagem e até mesmo implicar o outro lado em falsas narrativas e declarações inverídicas.

Recentemente vimos o Congresso remexer no famoso projeto de lei sobre as Fake News, numa tentativa de acelerar a sua votação, transformando em lei essa aberração.

E aqui justamente vai o alerta: A Direita precisa estar muito, mais muito atenta à propagação de Fake News. 

Não é novidade que uma das estratégias do inimigo seja plantar fake news se passando por apoiador do Presidente Bolsonaro. O intuito disso é um só: macular a imagem da Direita e levar junto o Presidente.

Hoje recebi um vídeo que está sendo muito espalhado nas redes sociais e aplicativos de mensagens, onde um suposto "advogado" esquerdista fazia declarações sobre pesquisas eleitorais, eleições e urnas, além de citar nomes de políticos e ministros do STF. 

De imediato o que me chamou atenção foi o nome do sujeito: AVACALHO ELLHYS. Isso é nome de gente? Em uma rápida pesquisa identifiquei o homem no vídeo.  Trata-se um ator, que representa um personagem que se intitula advogado do Lula.

Porém, assim como descobrir a fake e a identidade do autor do vídeo, também identifiquei muitas pessoas repassando esse conteúdo fraudulento como se fosse verdade. É aqui que mora o perigo. No impulso de jogar para frente o que se julga como sendo um furo de notícia, a direita acaba impulsionando uma fake news. O resultado disso pode ser catastrófico para a própria Direita.

Então, vamos "peneirar" muito bem as informações que recebemos. Observem a fonte, busquem no Google por mais detalhes, verifiquem a idoneidade do autor. E, caso não consiga ter certeza da veracidade dos fatos, não propague ou compartilhe. Não vamos dar aos bandidos a arma que eles podem usar contra nós. Abram o olho!



5 comentários:

Unknown disse...

Mas então a PF tem que investigar e punir os responsáveis

Anônimo disse...

Obrigada por nós alertar. Recebi esse vídeas não repassei. Achei mto forçado.

Jackson Caiafa disse...

Excelente orientação Bárbara.
Realmente essa manipulação me pareceu até fácil de desconfiar e evitar a propagação em virtude do nome e dos exageros retóricos.
Fiquei até surpreso quando vi que muita gente tinha repassado como verdade.
Seu trabalho é muito importante para evitarmos esse tipo de problema.
Parabéns.

Unknown disse...

Com certeza a postura do ator, configura um crime penal, denominado como " indução ao erro ". Antes de exacerbarmos no modismo " fake news " incriminando-o, voltemos a fase inicial do crime.

Nádia disse...

Concordo plenamente. Antes de compartilhar costumo verificar e, no caso desse vídeo logo vi, justamente pelo nome do "advogado" percebi ser fake news.

Related Posts with Thumbnails