terça-feira, 19 de abril de 2022

Alerta sobre as fake news

Estamos em ano eleitoral, em meio a uma acirrada disputa política entre Direita e Esquerda. Nesse vale tudo, várias são as estratégias dos "canhotos" para levar vantagem e até mesmo implicar o outro lado em falsas narrativas e declarações inverídicas.

Recentemente vimos o Congresso remexer no famoso projeto de lei sobre as Fake News, numa tentativa de acelerar a sua votação, transformando em lei essa aberração.

E aqui justamente vai o alerta: A Direita precisa estar muito, mais muito atenta à propagação de Fake News. 

Não é novidade que uma das estratégias do inimigo seja plantar fake news se passando por apoiador do Presidente Bolsonaro. O intuito disso é um só: macular a imagem da Direita e levar junto o Presidente.

Hoje recebi um vídeo que está sendo muito espalhado nas redes sociais e aplicativos de mensagens, onde um suposto "advogado" esquerdista fazia declarações sobre pesquisas eleitorais, eleições e urnas, além de citar nomes de políticos e ministros do STF. 

De imediato o que me chamou atenção foi o nome do sujeito: AVACALHO ELLHYS. Isso é nome de gente? Em uma rápida pesquisa identifiquei o homem no vídeo.  Trata-se um ator, que representa um personagem que se intitula advogado do Lula.

Porém, assim como descobrir a fake e a identidade do autor do vídeo, também identifiquei muitas pessoas repassando esse conteúdo fraudulento como se fosse verdade. É aqui que mora o perigo. No impulso de jogar para frente o que se julga como sendo um furo de notícia, a direita acaba impulsionando uma fake news. O resultado disso pode ser catastrófico para a própria Direita.

Então, vamos "peneirar" muito bem as informações que recebemos. Observem a fonte, busquem no Google por mais detalhes, verifiquem a idoneidade do autor. E, caso não consiga ter certeza da veracidade dos fatos, não propague ou compartilhe. Não vamos dar aos bandidos a arma que eles podem usar contra nós. Abram o olho!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails