Recentemente vimos o Congresso remexer no famoso projeto de lei sobre as Fake News, numa tentativa de acelerar a sua votação, transformando em lei essa aberração.
E aqui justamente vai o alerta: A Direita precisa estar muito, mais muito atenta à propagação de Fake News.
Não é novidade que uma das estratégias do inimigo seja plantar fake news se passando por apoiador do Presidente Bolsonaro. O intuito disso é um só: macular a imagem da Direita e levar junto o Presidente.
Hoje recebi um vídeo que está sendo muito espalhado nas redes sociais e aplicativos de mensagens, onde um suposto "advogado" esquerdista fazia declarações sobre pesquisas eleitorais, eleições e urnas, além de citar nomes de políticos e ministros do STF.
De imediato o que me chamou atenção foi o nome do sujeito: AVACALHO ELLHYS. Isso é nome de gente? Em uma rápida pesquisa identifiquei o homem no vídeo. Trata-se um ator, que representa um personagem que se intitula advogado do Lula.
Porém, assim como descobrir a fake e a identidade do autor do vídeo, também identifiquei muitas pessoas repassando esse conteúdo fraudulento como se fosse verdade. É aqui que mora o perigo. No impulso de jogar para frente o que se julga como sendo um furo de notícia, a direita acaba impulsionando uma fake news. O resultado disso pode ser catastrófico para a própria Direita.
Então, vamos "peneirar" muito bem as informações que recebemos. Observem a fonte, busquem no Google por mais detalhes, verifiquem a idoneidade do autor. E, caso não consiga ter certeza da veracidade dos fatos, não propague ou compartilhe. Não vamos dar aos bandidos a arma que eles podem usar contra nós. Abram o olho!
5 comentários:
Mas então a PF tem que investigar e punir os responsáveis
Obrigada por nós alertar. Recebi esse vídeas não repassei. Achei mto forçado.
Excelente orientação Bárbara.
Realmente essa manipulação me pareceu até fácil de desconfiar e evitar a propagação em virtude do nome e dos exageros retóricos.
Fiquei até surpreso quando vi que muita gente tinha repassado como verdade.
Seu trabalho é muito importante para evitarmos esse tipo de problema.
Parabéns.
Com certeza a postura do ator, configura um crime penal, denominado como " indução ao erro ". Antes de exacerbarmos no modismo " fake news " incriminando-o, voltemos a fase inicial do crime.
Concordo plenamente. Antes de compartilhar costumo verificar e, no caso desse vídeo logo vi, justamente pelo nome do "advogado" percebi ser fake news.
Postar um comentário