sábado, 3 de dezembro de 2022

Portadores de AME terão acesso ao medicamento mais caro do mundo gratuitamente



Brasileiros portadores da AME (Atrofia Muscular Espinhal), doença rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover, terão acesso ao tratamento mais completo para essa enfermidade. E o melhor: gratuitamente. A boa notícia foi dada neste sábado, 03 de dezembro, pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Onasemnogeno Abeparvoveque (Zolgensma), usado para o tratamento da AME, recebeu da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS, Conitec, parecer favorável para incorporação ao SUS, mediante acordo de acesso gerenciado. O Zolgensma é considerado o medicamento mais caro do mundo, custando cerca de R$ 6,4 milhões.

Com isso, o Sistema Único de Saúde ofertará as tecnologias mais avançadas para o tratamento da AME. Isso porque o Zolgensma se une ao Nusinersena e ao Risdiplam, tratamentos já incorporados ao sistema de saúde.

A recomendação da Conitec é que o Zolgensma seja usado para tratar crianças com AME do tipo I, com até 6 meses de idade, que estejam fora de ventilação invasiva acima de 16. horas por dia, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e Acordo de Compartilhamento de Risco.

Esta é uma luta de muitos pais e foi uma das causas abraçadas e defendidas pela primeira-dama Michelle Bolsonaro, pela ex-ministra Damares Alves e pelo Presidente Jair Bolsonaro, desde o início do seu governo.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails