Quantas vezes você recebeu uma receita médica indecifrável por conta da letra do médico? Apesar de muitos médicos já imprimirem as receitas para evitar problemas, ainda acontecem casos em que pacientes de deparam com verdadeiros garranchos, impossíveis de compreender.
Justamente por isso, a Google está desenvolvendo uma tecnologia que promete traduzir a famosa “letra de médico”. O novo recurso foi apresentado durante um evento realizado na Índia, no final do ano passado.
A empresa usa um modelo de IA (Inteligência Artificial), capaz de decifrar caligrafias difíceis de ler, com foco em anotações e prescrições escritas por médicos.
A tecnologia será integrada no Google Lens e poderá ser utilizada também em documentos antigos, danificados e com caligrafia ruim, e suas aplicações poderão nos ajudar no cotidiano, além de auxiliar no progresso de pesquisas documentais.
Por enquanto, a Google demonstrou a capacidade da ferramenta ao detectar medicamentos em receitas escritas à mão.
Vale lembrar que o Google Lens é uma ferramenta multifuncional de reconhecimento de objetos com inteligência artificial, utilizada na detecção de objetos (como produtos, plantas ou espécies animais), além de traduzir idiomas.
Recentemente, ela começou a substituir o Google Translate no modo câmera e consegue traduzir textos de diversas línguas em 100 milissegundos.
Sobre o programa para decifrar letra de médico, o Google afirmou: “Ainda há muito trabalho a ser feito antes que este sistema esteja pronto para o mundo real”.
Vamos aguardar essa ferramenta ser disponibilizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário