sábado, 13 de junho de 2009

A nova cara do antigo Bataclan


Transformar antigas construções em espaços contemporâneos - mas sem perder as características originais - tem se mostrado uma receita de sucesso em vários pontos do planeta. Em Buenos Aires, os barracões abandonados do antigo cais se tornaram em alguns dos restaurantes mais badalados da capital portenha. Já em Nova York, o bairro de Tribeca ganhou os olhares do mundo quando seus armazéns industriais passaram por uma grande revitalização. Essa nova onda reformista já chegou a Ilhéus, e é justamente no Bataclan que podemos vislumbrar a transformação.

Eternizado por Jorge Amado em seus romances como Terras do Sem Fim e Gabriela, Cravo e Canela, o cabaré Bataclan foi durante muito tempo, o local predileto dos abastados senhores de cacau, nos tempos áureos em que a cacauicultura permitia a cidade de Ilhéus uma intensa e elevada vida noturna. Lá funcionava um cassino e um salão para shows e dança. Em seu palco brilharam companhias de dança de vários lugares do Brasil e exterior. Em 1946, quando o então presidente Eurico Gaspar Dutra proibiu o funcionamento dos cassinos, o Bataclan entrou em decadência, pois não conseguiu manter o nível luxuoso sendo apenas bar e casa de dança. Abandonado e em ruínas, o Bataclan voltou a funcionar em 2004, após ser reconstruído e tornar-se centro cultural.

Buscando recriar todo o ambiente de glamour dos áureos tempos do Bataclan, um grupo de profissionais composto por arquitetos, engenheiros, decoradores, paisagistas e artistas plásticos criou o projeto Bataclan Décor, uma iniciativa que tenta revitalizar o centro cultural como um espaço de visitação permanente, aliando o acervo arquitetônico à exposição de ambientes temáticos, mostrando as novas tendências da arquitetura e da decoração.

Os espaços foram redimensionados e seus ambientes ganharam uma nova roupagem, desde a fachada até os banheiros. A mistura de elementos antigos e contemporâneos acrescentou mudanças deslumbrantes. Esse resultado fica claramente evidente na Sala de Estar da decoradora Vanessa Nora, onde poltronas e sofás modernos coabitam com objetos do século passado. Nada melhor do que peças antigas e clássicas para tornar o ambiente mais elegante. Muitas ainda conferem certo status aos espaços, carregando histórias de outras épocas. O moderno e o antigo se complementam em harmonia.


O Cabaret é um espaço único em todo o Bataclan. Reelaborado pela arquiteta Anna Barretto e o Engenheiro Geraldo Barretto, o cenário não poderia ser mais fiel à proposta. O palco ornado com tecidos drapeados e cortinas que lembram um dossel conferem uma nostalgia romântica ao local. O mobiliário nos remete aos Saloons de faroeste e as paredes vermelhas conferem um tom luxuriante ao espaço.


A recepção, composição da arquiteta Taty Bonfim, tem um toque aconchegante e intimista. Para aqueles que gostam de ler nas entrelinhas, vale a pena observar a reprodução da tela O Nascimento de Vênus, obra clássica da renascença do pintor italiano Sandro Botticelli. Nada mais significativo do que a Deusa do Amor presente naquilo que um dia foi uma casa de tolerância. O charme a parte fica por conta da antiga caixa registradora e do aparelho de telefone.

A Loja Bataclan Décor, elaborada pelas arquitetas Simone Flores e Denise Goulart exala o estilo vintage, oferecendo aos visitantes uma espécie de revival do século passado. De forma equilibrada, elas mesclam produtos com um “q” de antiguidade com objetos contemporâneos.

No Café Amado, espaço criado pelo arquiteto Bruno Santa Fé, encontramos maravilhosas fotografias, em preto e branco, do escritor Jorge Amado. O ambiente soa como um botequim estilizado, onde as luminárias em forma de charuto dão um show.

Já o Bar Gourmet, elaborado pelo também arquiteto Matheus Esquivel, nos traz de volta aos anos 90, conferindo ao ambiente um estilo mais moderno e contemporâneo. Não se pode deixar de notar a magnífica foto da atriz americana Marilyn Monroe, eternizada na cena do filme O pecado mora ao lado. No universo dos significados, ela não poderia faltar, em um ambiente como o Bataclan, difusor da sensualidade em seus áureos tempos.

O Sanitário Feminino criado pela dupla Tamar Labarrere e Macel Carvalho proporciona uma sensação de bem estar acrescida de um gosto refinado. Os círculos redondos no espelho conferem um toque de individualidade num ambiente de uso coletivo. As bacias, em louça branca, utilizadas nas pias nos remetem àquelas usadas pelas damas dos séculos passados em seus aposentos íntimos. E novamente temos o vermelho acrescentando um tom luxuriante a um outro ambiente.

No Sanitário Masculino idealizado pela arquiteta e urbanista Fernanda Vinhais, nada de reles mictórios ou horrendas privadas. Tudo ganhou um “q” modernista. Torneiras futuristas deságuam em pias que nos lembram bacias clássicas. A privacidade dos usuários é garantida por reservados individuais.

A arte está presente por todo o Bataclan, mas é no Atelier de Arte Infantil que ela desabrocha em graça e formosura. O coloridos dos afrescos externos garante um tom alegre e esfuziante, inerente à criançada. No seu interior, as pias rebaixadas e espelhos com molduras em mosaico relembram e marcam a proposta lúdica do espaço. Tudo criado pelos artistas plásticos Goca e Dida Moreno, e pela arquiteta, urbanista e paisagista Maria Elisa Veloso.

O Quarto de Maria Machadão, outrora proprietária do Bataclan, traz a opulência da época de ouro do cacau. Recriado pelo artista plástico Augusto Brito, o espaço é composto por peças que traduzem um pouco da personalidade daquela que foi a única personagem que Jorge Amado usou sem trocar o nome. Destaque para o mobiliário, em especial para o Guarda-roupa.

O Depósito de Cacau, também do artista plástico Augusto Brito, recria a atmosfera de um escritório em uma fazenda de cacau, onde objetos funcionais como o cofre e as lamparinas interagem com instrumentos do cotidiano rural.

No Jardim das Mangueiras, elaborado pelas arquitetas Adriana Aleixo e Fabiana Portilho, o visitante poderá repousar ou conversar, desfrutando de um ambiente requintado, com iluminação intimista. A parede de Taipa ao fundo confere um toque pitoresco ao espaço.

Além de todos esses ambientes a mostra traz também uma sala de foto e vídeo, um salão de capoeira, um mirante, uma chapelaria e um jardim na escada.

A exposição Bataclan Décor é realmente um show de bom gosto, sofisticação e valorização do antigo. A vela pena visitar e apreciar todos os ambientes, desta iniciativa que é de fundamental importância para a preservação do nosso patrimônio histórico-cultural.

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