Criança tem que brincar, pular, correr, desenhar, fazer quebra-cabeça, sujar o dedo com tinta, inventar brinquedo e brincadeira, ser livre e feliz como se todo o dia fosse a primeira vez. A diversão é a matéria prima para a construção dos sonhos desse serzinho pequenino e maravilhoso que saiu da sua barriga!
E os pais tem que participar!
Você lembra qual foi a última vez que brincou com o seu filho?
Nós vivemos um tempo corrido, instantâneo, a pressa é palavra chave no "livro-dos-adultos" e muitas vezes as coisas mais importantes e valiosas vão sendo deixadas de lado, como se fosse possível um tempo depois esticar o tempo feito elástico de infância e ir lá no passado resgatar momentos, sorrisos, olhares, brincadeiras...
Mas o tempo não volta e passa muito mais rápido do que podemos imaginar.
A infância de um filho é terra sagrada. Os primeiros anos da vida de uma criança são muito importantes, é a hora certa de nós, os pais, plantarmos sentimentos bons, memórias felizes, cheiros, conversas valiosas, valores, exemplos, afeto, abraços, palavras, histórias....
Porque essa é a primeira bagagem, a raiz da personalidade do adulto que eles serão amanhã.
E ser uma criança feliz é um trampolim para ser um adulto feliz, bacana, seguro, criativo, de bem com a vida, de bem consigo mesmo e com os outros.
Acredito muito na importância do brincar durante a infância e no resto da vida também.
É nosso dever de pais participar desse momento mágico, embarcar nessa viagem deliciosa ao lado dos nossos filhos. Por isso adoro brincar com os meus filhos e não abro mão dessa maravilha!
Pais e filhos que brincam juntos, fortalecem os seus laços, criam vínculos, compartilham vivências, descobrem um mundo encantado só deles, se divertem, se aproximam, se amam mais, se conhecem mais e melhor.
Sabem por quê? Porque quando uma criança está brincando, ela está experimentando o mundo.
O avental da mãe vira a capa do super herói, o braço do sofá se transforma na pista de carrinhos, a tampa do shampoo pode ser o capacete do boneco, uma folha de papel é um barquinho, uma panela faz som de um instrumento de música e tudo pode ser, tudo pode acontecer na imaginação infantil!
Foi por essas e outras maravilhas que Piaget afirmou que a infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
E como diria o meu marido, o pai mais bacana que eu conheço, brincar faz parte de educar!
Mas será que todos os pais pensam e sabem de tudo isso?
Por que será que tantos pais e tantas mães delegam essa função?
Pais acordem, nunca é tarde para começar!
E posso garantir para você, por experiência própria que brincar com um filho é uma das melhores coisas dessa vida!
Carlos Drummond de Andrade disse assim:
Ao brincar com a criança, o adulto está brincando consigo mesmo.
Então mãos a obra, proponho uma brincadeira por dia com o seu filho, que tal?
Experimente e faça dessa experiência um ato de amor!
Porque afinal quando um pai está brincando com o seu filho, ele está o amando ainda mais!
Roberta Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário