domingo, 7 de abril de 2024

Livros-reportagem para celebrar o Dia do Jornalista


Em 7 de abril é celebrado o ‘Dia do Jornalista’, com o intuito de homenagear os profissionais que, todos os dias, apuram fatos, elaboram pautas e levam informação à população de maneira imparcial e ética. A data, criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), também é um lembrete sobre a importância da liberdade de imprensa para o compartilhamento de conhecimento, seja ele via rádio, televisão, mídias sociais, jornal impresso, revista ou livro.

Pensando nisso, selecionamos livros-reportagem escritos por profissionais da área como Eliane Brum, Daniela Arbex e Truman Capote que oferecem insights valiosos sobre temas contemporâneos que você precisa conhecer. Confira!

A sangue frio


Escrito por Truman Capote, ‘A Sangue Frio’ é uma obra-prima do jornalismo. Publicado em 1966, o livro narra os brutais assassinatos da família Clutter, na pequena cidade de Holcomb, no Kansas. Na obra, o autor mergulha fundo na psicologia dos assassinos, Perry Smith e Dick Hickock, enquanto investiga os eventos que levaram ao crime e suas consequências devastadoras para a comunidade. Com uma narrativa envolvente e detalhada, Capote examina não apenas os eventos em si, mas também os aspectos mais profundos da natureza humana, explorando temas como moralidade, violência e justiça.

Olho da Rua


Publicado em 2006, ‘Olho da Rua’, escrito por Eliane Brum, jornalista e escritora brasileira, oferece uma coletânea de crônicas que abordam questões sociais, políticas e culturais do Brasil contemporâneo. Na obra, a autora apresenta uma escrita sensível e penetrante, mergulhando nas vidas das pessoas comuns e destacando suas histórias, muitas vezes esquecidas pela sociedade. Suas crônicas revelam as complexidades e contradições da vida urbana, expondo a beleza e a tragédia encontradas nas ruas das cidades brasileiras.

Todo dia a mesa noite


Em ‘Todo Dia a Mesma Noite’, Daniela Arbex, jornalista brasileira, aborda o incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 27 de janeiro de 2013, no Rio Grande do Sul, que resultou na morte de 242 pessoas e deixou centenas de feridos. Na obra, ela mergulha nas histórias das vítimas e de seus familiares, revelando não apenas a tragédia em si, mas também os diversos aspectos sociais, políticos e econômicos que contribuíram para o ocorrido. A narrativa é intensa e emocionante, proporcionando uma reflexão profunda sobre as consequências de negligências e descasos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails