sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Profissão Modelo: sonho ou pesadelo?

A vontade de despontar como top model esbarra, muitas vezes, na má-fé de organizadores de concursos e eventos que prometem sucesso, mas só rendem decepção. Desfiles de moda, flashes fotográficos, glamour. Ingredientes que fascinaram gerações inteiras de meninas entre as décadas de 70 e 90 e que continuam alimentando sonhos. É uma constatação: o mundinho fashion ainda ilude. Nove entre dez belas adolescentes do Brasil, especialmente da periferia, desejam ganhar fama e dinheiro nas passarelas. Até que despencam das nuvens e descobrem tons mais cinzentos de uma vida nem tão cor-de-rosa assim. 
Para estas moças, o caminho mais curto até o sucesso é resultado de uma perigosa equação: o desejo de despontar na carreira de modelo somado aos interesses de gente pouco comprometida. Deslumbradas e imaturas, participam de eventos cujos títulos percorrem a órbita do mau gosto. Coisas do tipo: Bumbum Dourado, Gata Molhada, Garota Pantera e similares. Sem deixar de lembrar daqueles que oferecem “cursos” e “concursos”, que aproveitando-se do pouco conhecimento e da boa fé dessas garotas e de suas famílias, pedem dinheiro em troca de falsas promessas de oportunidades. 

O engodo é engendrado de forma tão astuta que desafia as leis, não podendo ser enquadrado ou tipificado como crime, nem mesmo de estelionato, pois incutem nas jovens sonhadoras e seus familiares, a ideia de que estão sendo assessoradas e agenciadas ou invés de enganadas e lesadas. 

As autoridades responsáveis por zelar pelos direitos da criança e do adolescente devem ficar atentas e investigar esta mascarada modalidade de exploração de menores, autorizada pela leiga aquiescência dos pais. 

Apesar de existirem aproveitadores, não quer dizer que não existam agências compromissadas e que levam a sério a profissionalização de crianças e adolescentes. Muitas realizam Workshops, cursos e eventos onde os futuros e futuras modelos têm a oportunidade de assistir a palestras e realizar contatos profissionais. Uma oportunidade muito significativa para jovens que sonham com flashes e passarelas. 

Mas vale frisar que a participação em workshops, cursos e palestras nunca será garantia de uma carreira bem sucedida. Além do estereotipo e perfil adequado, os candidatos devem sempre ter em mente que esta profissão é pautada pelas tendências da moda. Aquilo que é considerado fashion hoje, é descartado como cafona amanhã. O mesmo caso se aplica aos padrões de beleza. As veneradas modelos esquálidas e anoréxicas de hoje, já foram consideradas padrão abjeto anteriormente. É nesta constante mutação que evolui o mundo da moda. 

O Brasil há muito que exporta Tops consagradas para todo o mundo: Gisele Bundchen, Raica, Ana Hickmann... Faltava entrar na galeria dos reality shows de caça talentos. Eu disse faltava...pois agora não falta mais. Já na sua Terceira Temporada o reality show Brazil´s Next Top Model, do canal Sony, mostra toda a beleza da mulher brasileira, seguindo o mesmo estilo e padrão de seu predecessor, o famoso American’s Next Top Model. 

Esta nova temporada, que começou no dia 10 de setembro, contara com 20 semifinalistas em busca de prêmios e ascensão profissional. A top model Fernanda Motta será a apresentadora do programa, que terá como júri o estilista Dudu Bertholini, o maquiador Duda Molinos e a jornalista Erika Palomino. 

O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 21h, na Sony. Confira! 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails