A Fonoaudiologia é uma profissão articulada à Saúde. O fonoaudiólogo (a) atua na prevenção, na avaliação, na habilitação e na reabilitação dos distúrbios da comunicação, assim como no aprimoramento da comunicação humana; atua também em ações preventivas de saúde coletiva direcionadas à linguagem oral e escrita, audição, fala, voz e motricidade oral.
No campo da voz, ele (a) é o profissional devidamente qualificado para realizar: avaliação da qualidade vocal por análise perceptual e acústica, terapia de distúrbios de voz funcionais ou na presença do diagnóstico de nódulos vocais, paralisias de prega vocal, e outras patologias passíveis de modificações funcionais para reabilitação e restabelecimento de funcionalidade da voz laríngea, e na presença de laringéctomia total na utilização de voz esofágica.
A voz é um instrumento fundamental para a interação humana, pois através dela expressamos sentimentos e emoções, possibilitando o nosso convívio social e profissional.
Muitas pessoas confundem-se quanto à real definição, conceito de voz. Pois bem, a voz é o som produzido através do ar que vem dos pulmões, provocando a vibração das pregas vocais (conhecidas como “cordas” vocais), na altura da laringe – órgão localizado no pescoço.
Como um bem preciso, ela deve ser preservada e cuidada.
Veja aqui algumas dicas para a sua saúde vocal
As alterações da voz podem ser percebidas através de sintomas como rouquidão, cansaço vocal, falhas ou mudanças na voz, pigarro, dor e ardor.
Doenças sérias, como o câncer de laringe, muitas vezes têm como sintoma apenas uma rouquidão permanente.
A maioria dos problemas da voz está relacionado ao seu uso inadequado e/ou abusivo, diferentemente do câncer de laringe, que é provocado quase sempre pelo fumo e álcool.
Devemos seguir recomendações simples que ajudarão na manutenção da nossa saúde vocal: mantenha o organismo hidratado, ingerindo pelo menos oiti copos de água por dia; evite gritar ou falar alto, principalmente em locais barulhentos.
O cigarro e as bebidas alcoólicas irritam a mucosa que reveste o aparelho fonador, por isso, devem ser evitados.
Evite também o pigarro, a tosse e os ambientes com poeira, mofo e fumaça.
Fale pouco quando estiver gripado ou em crise alérgica.
Procure fazer uma alimentação leve e balanceada.
Caso perceba algum sintoma como rouquidão persistente (por 15 dias ou mais), dor, ardor ou mudança na voz, procure um fonoaudiólogo para receber as devidas orientações e encaminhamentos.
Karla Bastos Barreto Motta é Fonoaudióloga, graduada pela Universidade Estácio de Sá, possuindo também cursos de próteses auditivas, voz, dislexia e atraso de linguagem.
Atua nas áreas de Audiologia, Linguagem , Voz e Motricidade Orofacial.
Agora tb está Aqui no Ideias de Barbara!
Nenhum comentário:
Postar um comentário