quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A escolha de Sofia


Publicado em 1979, com 3 milhões de exemplares vendidos inicialmente nos Estados Unidos, 47 semanas na lista dos best-sellers do The New York Times, A escolha de Sofia é um clássico da literatura moderna, rico em detalhes e surpresas, uma trama abaladora.
A personagem título é Sofia Zawistowka, uma polonesa sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz. Curiosamente, ela não é judia, nem cigana. Por que então estava em um campo de concentração? Este é um dos segredos a serem revelados no decorrer da narrativa.
Após o fim da segunda guerra, Sofia muda-se para os Estados Unidos. No turbilhão de Nova York, sua carência e solidão a une neuroticamente e apaixonadamente a Nathan Landau, um homem lindo, envolvente, misterioso, cruel e desequilibrado. Algum tempo depois, Sofia conhece Stingo, um jovem idealista, ingênuo e aspirante a escritor. Os dois desenvolvem uma amizade cheia de cumplicidade, envolta em confidências e segredos. Através das conversas entre os amigos e das perspectivas de Stingo e Sofia, vamos descobrindo o intrincado e cruel passado da moça. Que segredos essa mulher subvertida pelo destino esconde?
A expressão "escolha de Sofia" é muito conhecida e indica quando se deve optar entre duas alternativas igualmente insuportáveis. Sendo sabedor disso, o leitor passa capítulo após capítulo até descobrir qual foi a tal escolha. Somente no final do livro temos conhecimento de seu conteúdo. Eu não vou contar...Todos os personagens do enredo se tornam extremamente reais devido à abundância de detalhes, das descrições de suas reflexões, fantasias e emoções. Descobrir aos poucos a trágica história de Sofia, transforma a leitura em uma espécie de thriller psicológico, que nos instiga a ler, ler e ler em busca de respostas.
Ao final fica ainda uma pergunta: Como é possível um ser humano passar por tantos traumas e ainda assim ter forças para se levantar a cada dia?
Ao fechar o livro, eu ainda podia sentir o sofrimento e a perseverança de Sofia.
Considerado um dos melhores e mais polêmicos romances do século XX, "A escolha de Sofia" é um livro para ser saboreado aos poucos, dando um tempo de reflexão após cada passagem. Seu sucesso levou-o às telas do cinema, tendo a atriz Meryl Streep como Sofia. Este papel rendeu à atriz o segundo Oscar de sua carreira. Vale também conferir a atuação de Kevin Kline no papel de Nathan Landau.
Confira os trechos:
- Lembro-me de suas palavras exatas – contou-me Sofia – Ele disse: “Vocês estão entrando num campo de concentração, não num sanatório, e só há um meio de sair por aqui – pela chaminé” E disse mais: “Quem não gostar, pode tentar se enforcar nos arames farpados. Se houver judeus neste grupo, fiquem sabendo que não têm o direito de viver mais de duas semanas.” Depois ele perguntou: “ Há alguma freira aqui? Da mesma forma que os padres, as freiras só tem um mês de vida. Os demais têm três meses.”

Sentados, sob aquela luz pálida, acho que eu e Sofia sentíamos que os nossos nervos estavam a ponto de rebentar, devido ao lento acúmulo de tanta coisa insuportável. Uma espécie de pânico me invadiu, eu me nega a ouvir falar mais sobre Auschwitz, nem uma única palavra que fosse. No entanto, um resto do impulso a que me referi permanecia ainda em Sofia (embora fosse evidente que também ela não aguentava mais) e ela teve que me contar como se despedira do Comandante de Auschwitz.”

Sobre o Autor


William Styron nasceu em 1925, na Virgínia. Já quase no final da Segunda Guerra Mundial, Styron alistou-se nos Marines, mas a rendição do Japão fez com que nem sequer chegasse a sair de São Francisco. Depois de se formar em 1947, foi trabalhar como editor em Nova Iorque. O seu primeiro romance, publicado em 1951, trouxe-lhe a aceitação da crítica e o primeiro de muitos prémios literários. 
Em 1967, a publicação deste As Confissões de Nat Turner fez com que fosse alvo de violentas críticas por parte de intelectuais negros e acusado de racismo, o que não o impediu de receber o prémio Pulitzer de Ficção no ano seguinte. Mais tarde viria a escrever A Escolha de Sofia, vencedor do National Book Award em 1980. Morreu em 2006, vítima de pneumonia.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails