sábado, 25 de abril de 2020

Brasil registra 200 casos de tuberculose por dia

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registra 200 novos casos de tuberculose por dia. A tuberculose é uma doença grave e está entre as 10 causas de morte no mundo: são 10 milhões de casos por ano e mais de 1 milhão de óbitos.

No Brasil, apenas em 2019, foram registrados 73.864 mil casos da doença. 

Mas por que será que ainda registramos números tão alarmantes para um doença cuja a cura já é conhecida?

Apesar de ter cura, o abandono do tratamento é o principal motivo para a tuberculose ainda continuar causando mortes no país. O tratamento oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) dura, em média, seis meses. Com a melhora dos sintomas já nas primeiras semanas de tratamento, muitos pacientes deixam de dar continuidade ao uso da medicação e ao acompanhamento médico. A cura só é garantida ao final da terapia.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, é imperativo que a tuberculose não seja deixada de lado, pois se não for tratada adequadamente, pode ser causa de agravamento de um quadro de infecção pela Covid-19.

Além da Tuberculose, Dengue, Zika e Chikungunya também merecem um olhar especial. Só de dengue, até meados de fevereiro, foram notificados mais de 180 mil casos no Brasil. Mas não é só isso. A Chikungunya já atingiu quase seis mil brasileiros e Zika quase 580. 

Esses números falam por si. 

O quadro que traçamos aqui demonstra que o avanço do número de casos das doenças citadas é enormemente maior do que do COVID-19. Justamente por isso, o Ministério da Saúde alertou que a endemia de dengue é mais preocupante que a de Coronavírus e que a população deve continuar combatendo o mosquito transmissor, evitando a proliferação do Aedes aegypti.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails