A proposta foi aprovada ontem, quinta-feira, 1 de junho, pelo placar de 46 e 6 e agora será encaminhada para análise no Senado estadual.
O “The California Journalism Preservation Act” (“Ato de preservação do jornalismo na Califórnia”, em tradução livre) prevê que empresas como Google, Facebook e Microsoft deverão repassar uma porcentagem de suas receitas de publicidade para poderem acessar conteúdos jornalísticos digitais. O acesso inclui a aquisição, o rastreamento e a indexação do conteúdo pelas plataformas.
O projeto prevê ainda que 70% da verba obtida pelas mudanças seja destinado para os jornalistas. A News/Media Alliance, organização que representa mais de 2 mil veículos de jornalismo nos EUA, comemorou a decisão da Assembleia.
“Estamos extremamente encorajados a ver esse progresso em nível estadual, o que mostra que os americanos entendem a importância e o valor do jornalismo para manter suas comunidades seguras e informadas, e responsabilizar os que estão no poder”, disse Danielle Coffey, presidente da organização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário