sábado, 9 de março de 2024

Repelente para dengue: Saiba qual o melhor para cada idade


Com a alta no número de casos de dengue no Brasil, é preciso se proteger contra o Aedes aegypti. Entre as principais medidas para espantar o mosquito estão as barreiras físicas, como mosquiteiros e telas, e as barreiras químicas, como os repelentes e os inseticidas.

Fazer uso de repelentes é importante para evitar picada do transmissor da doença, mas os especialistas alertam: nem todos os produtos são efetivos contra o mosquito da dengue.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o repelente precisa conter algumas substâncias específicas para combater o Aedes aegypt.

Além da dengue, a fêmea dessa espécie também é responsável pela transmissão de doenças como zika e chikungunya.

Anvisa ainda adverte que não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação aprovada para repelir o mosquito.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Anvisa recomendam que, para ser efetivo contra o mosquito da dengue, o repelente deve conter uma das seguintes substâncias:
  • Icaridina 20-25% – duração de dez horas
  • DEET 10-15% – duração de seis a oito horas
  • IR3535 – duração de até quatro horas
Essas substâncias estão presentes nos produtos em diferentes concentrações. Eles podem ser encontrados em forma de loção, creme ou spray – o que afeta diretamente na duração do efeito do repelente.

É importante reforçar que, apesar das durabilidades distintas dos produtos, não é recomendada a aplicação superior a três vezes por dia. O uso excessivo dos repelentes pode causar intoxicação.

Por sua efetividade durante uma maior quantidade de horas, a Icaridina 20-25% é a substância considerada mais efetiva para proteção contra o Aedes aegypt.

Apesar das três substâncias serem as mais indicadas contra o mosquito da dengue, nem todas são recomendadas para todas as faixas etárias.

O uso de repelentes deve ser feito a partir dos seis meses de idade. A depender da faixa etária, algumas substâncias são mais indicadas do que outras:

Crianças de seis meses a dois anos:

IR3535, aplicar uma vez ao dia

Crianças entre dois e sete anos:
  • IR3535, aplicar até duas vezes ao dia
  • Icaridina 20-25%, aplicar até duas vezes ao dia
  • DEET infantil 6-9%, aplicar até duas vezes ao dia
Crianças a partir de sete anos:
  • Icaridina 20-25%, aplicar até três vezes ao dia
  • IR3535, aplicar até três vezes ao dia
  • DEET infantil 6-9%, aplicar até três vezes ao dia
Adultos, idosos e gestantes:
  • Icaridina 20-25%, aplicar até três vezes ao dia
  • DEET 10-15%, aplicar até duas vezes ao dia
  • IR3535, aplicar até três vezes ao dia
A aplicação do repelente da forma correta também é essencial para a proteção contra o mosquito – e para evitar qualquer tipo de irritação da pele.

Além de se atentar à durabilidade do produto para a reaplicação ser feita em intervalos certos de tempo, o repelente deve ser utilizado somente nas áreas expostas e nunca por baixo da roupa.

Em contato com a pele, os produtos podem causar dermatites de contato caso a pessoa esteja com uma roupa muito justa por cima.

O início da manhã e o fim da tarde são os horários preferidos de circulação da fêmea. Com isso, eles recomendam atenção especial para o uso do repelente nesses momentos do dia.

Outros cuidados importantes na aplicação dos produtos são:

  • Evitar o contato direto do repelente como olhos, nariz e boca. Os produtos podem ser usados no rosto, mas é recomendado primeiro passar nas mãos e então espalhar no rosto;
  • Não dormir com repelente. O ideal é tomar banho para tirar o resíduo do produto antes de dormir. O repelente pode ser borrifado na área da cabeceira da cama para espantar o mosquito;
  • Sempre passar o repelente após os demais cosméticos. Se for usar hidratante, filtro solar ou maquiagem, espere secar e então aplique o repelente;
  • Sempre lavar as mãos após o uso do produto.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails