Um lutador amador de 21 anos morreu dez dias após lutar em um evento de MMA na Austrália. Jake Sendler disputou três rounds do combate contra Caleb William durante o Hex Fight Series, mas passou mal no fim. Ele foi imediatamente levado a um hospital em Melbourne, onde foi diagnosticado com rabdomiólise. O atleta foi colocado em coma induzido, passou por múltiplas cirurgias e recebeu várias transfusões de sangue, mas não resistiu.
Segundo o Daily Mail, Sendler precisou perder uma quantidade perigosa de peso antes da luta - de sete a oito quilos. A mãe do lutador, Sharone, informou ao site que Jake fortes dores musculares e que ele estava com a urina mais escura do que o normal - um dos sintomas da rabdomiólise, doença na qual os músculos se degradam devido ao esforço excessivo, a uma condição de saúde subjacente ou a um trauma.
Mesmo sofrendo as condições, o atleta não procurou médicos. "Ele continuou treinando, trabalhando e treinando outras pessoas, sem perceber que seu corpo estava entrando em colapso. Incrivelmente, mesmo com seus órgãos falhando, Jake entrou no ringue uma última vez e lutou corajosamente, demonstrando uma determinação e força incríveis", diz o texto de homenagem em uma página criada para arrecadar fundos.
De acordo com o site da Rede D'Or, a rabdomiólise é uma doença caracterizada pela destruição das fibras musculares. Conforme os tecidos musculares são acometidos, diferentes substâncias são liberadas na corrente sanguínea, afetando rins e sistema urinário, causando mais sintomas para o indivíduo. Diversas causas podem desencadear a destruição das fibras musculares, do excesso de consumo de álcool ao excesso de exercícios físicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário