quinta-feira, 31 de julho de 2014

Não é da sua conta

Mitch Greiff é contador das celebridades mais badaladas de Nova York. Homem de hábitos esquisitos, tem pavor de novos programas de computador e de quartos de hotel. Além disso, está de saco cheio da sua vida ao lado de Patricia, uma mulher elegante, moderna e bonita. Com dois filhos de caráteres duvidosos, ele não se sente feliz ao lado de sua família. Um homem certinho demais, careta demais, infeliz demais.

Mas quando Mitch pensava que o fundo do poço era o que restava, ele se envolve com Erica King, uma nerd careca e desleixada ao extremo com sua aparência.
Até aqui o livro conduz o leitor por uma historinha água com açúcar. Mas só até aqui. A reviravolta começa quando o insuspeito contador desaparece com 100 milhões de dólares da conta de seus clientes. E o mistério fica no ar: 
  • Onde está Mitch? 
  • Por que roubou os clientes? 
  • Como foi capaz de fazer isso tão engenhosamente?
No começo, suspeita-se de que a estranha esposa de Mitch saiba de alguma coisa. Mas a pobre Patricia vivia em uma bolha encantada: levava uma vidinha fútil, regada a compras, festas beneficentes, academia e amantes. Do sumiço do marido ela nada sabia.
Apesar de todo o alvoroço sobre a pessoa de Mitch, a personagem chave nesse enredo é a apagadinha Erica. No decorrer da narrativa o leitor entenderá como ela convenceu Mitch a deixar sua antiga vida e como isso o meterá em confusões de toda sorte. Erica tem várias identidades falsas e as utiliza para levar a vida de uma forma sui generis. É justamente isso que fará com que Mitch, que não é nada perspicaz, se dê muitíssimo mal.

Obra aclamada pelas revistas femininas norte-americanas Elle e Cosmopolitan,  Não é da sua conta é um livro com uma grande carga emocional, apesar de tentar parecer ser um romance com toques de comédia. Ele trata de temas como solidão a dois, complexo de inferioridade, dramas da infância, mazelas da vida adulta, ambição e falta de valores com clareza e simplicidade. Seus personagens são imbuídos de uma veracidade transparente. São retratados com todos os erros e acertos da vida real.
Ah, agora você quer saber como acaba a história de Mitch?
Não conto! Perde a graça saber antes de ler!

Olha um trechinho do livro...

Flynn foi direto ao assunto:
- Na sexta-feira do fim de semana antes do Dia do Trabalho, entre 11 e 15 horas, 57 transferência eletrônicas isoladas tiveram início a partir de diversos laptops. Entre essas transferências, 48 envolviam contas de clientes da Freidman, Greiff e Slavin, seis envolviam contas de funcionários ou sócios da Freidman, Greiff e Slavin, e três envolviam contas de colegas profissionais da Freidman, Greiff e Slavin.
- É preciso ressaltar que nós três fomos seriamente afetados – disse Glenn Friedman, ofendido, apontando para Marty Slavin, o outro sócio, e Jack Landau, o advogado. – E Marty e eu também fomos atingidos de maneira coletiva, no que diz respeito à sociedade.
- Naquele dia – prosseguiu Flynn -, foi transferido o total de US$ 96.564.217,78 para diversas contas no estrangeiro, em vários países.
(...) – Por que foi mesmo que a gente fez isso? Perguntou Mitch. – Refresque a minha memória. (...) 
- Certo. – Ele assentiu com a cabeça, as mãos no colo, olhando para fora.
- Você queria fugir. – Erica tirou a tampinha do pote da salada de repolho. - Você estava cansado de tudo que aconteceu na sua vida e infeliz com todas as pessoas da sua vida, desde a sua esposa e os seus filhos até o seu sócio.


Sobre a autora

Valerie Block nasceu e cresceu em Nova York. Ela tem mestrado em escrita criativa pela Escola de Artes da Universidade de Columbia (EUA). Ela mora perto de Nova York com o marido, o escritor Alexis Romay. Em sua lista de romances estão:
  • WAS IT SOMETHING I SAID? (SoHo Press, 1998)
  • NONE OF YOUR BUSINESS (Ballantine Books, 2003) – Não é da sua conta
  • DON'T MAKE A SCENE (Ballantine Books, 2007)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails