quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Venezuela passa a fazer parte do Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou uma cadeira no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em votação realizada nesta quinta-feira (17/10) na Assembleia Geral da organização. O Brasil ficou com a outra vaga destinada a países da América Latina e do Caribe.

Com 105 votos a favor de sua candidatura, Caracas ficou à frente da Costa Rica, que entrou na corrida de última hora, obtendo o apoio de 96 países-membros, nove a menos que os obtidos pela Venezuela.

O Brasil, por sua vez, foi reeleito com 153 votos para mais um mandato, com início em 2020. 

A partir de 1º de janeiro, a Venezuela substituirá o governo cubano no órgão em Genebra. Se já era uma aberração Cuba fazer parte de Conselho de Direitos Humanos, imagina a agora ter num conselho desses um país que vive uma ditadura comunista.

Brasil e Venezuela se juntam a Argentina, Bahamas, Chile, México, Peru e Uruguai no grupo da América Latina e Caribe.

A candidatura venezuelana alcançou seu objetivo apesar da forte campanha por parte dos Estados Unidos, vários países da América Latina e organizações de direitos humanos, que instaram os Estados-membros a votarem contra o regime comunista de Nicolás Maduro. Isso é uma prova de que a ONU não está levando a sério a grave crise econômica e humanitária da Venezuela, onde os cidadãos são massacrados, mortos e presos, por se manifestarem contra a ditadura sanguinária de Nicolás Maduro. Enquanto a ONU finge não ver, milhares de venezuelanos fogem todos os meses para países vizinhos (especialmente Brasil) correndo da fome, da morte e do extermínio.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails