segunda-feira, 25 de julho de 2022

Músicas antigas estão sendo cada vez mais ouvidas

 


Uma análise promovida pelo monitor de mercado musical Luminate e divulgada pela Music Business Worldwide revelou um interessante dado: Pessoas ao redor do mundo têm preferido ouvir mais músicas antigas do que os hits atuais.

De acordo com informações da Revista Rolling Stone, esse relatório levou em consideração uma métrica denominada "consumo total de álbuns", que representa o número de streams, downloads e vendas de músicas, seja em formato digital ou físico.

O estudo revelou que o consumo de músicas novas dos últimos 18 meses caiu em 1,4%. Em contrapartida, a venda de álbuns antigos subiu 9,3 %.

Outro dado relevante diz respeito às canções ouvidas no primeiro semestre de 2022: apenas 27,6% dessas canções eram lançamentos.

Além disso, a pesquisa também apontou que mais de um terço das músicas consideradas antigas foram lançadas entre os anos de 2017 e 2019.

Por outro lado, muitas canções dos anos 1980 têm voltado a fazer enorme sucesso, especialmente entre público de faixa etária diferente da geração anos 80.

Depois que sucessos dos anos 1990 como “Sweet Child O' Mine” e “Welcome to the Jungle”, do Guns N' Roses, foram utilizados na nova produção cinematográfica da Marvel "Thor: Amor e Trovão (2022)", alcançaram os 2° 3 ° lugares na parada Hot Hard Rock da Billboard, o retorno aos antigos hits se espalhou.

O mesmo fenômeno tem ocorrido com outras bandas dessa mesma época, como é o caso do Metallica, cuja música “Master of Puppets” apareceu na série da Netflix Stranger Things. Outra canção que alcançou destaque depois de entrar na trilha sonora do seriado foi "Running Up That Hill", da cantora Kate Bush.

Esse movimento de retorno a hits antigos está sendo visto por parte da indústria musical como algo exponencialmente lucrativo, além de um alerta para os rumos das atuais produções musicais.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails