domingo, 19 de março de 2023

Hora de ouro: a importância dos 60 primeiros minutos de contato entre mãe e bebê


A hora de ouro, nome dado aos primeiros 60 minutos após o nascimento do recém-nascido, é muito importante para o desenvolvimento afetivo e para uma boa saúde da criança. É o que mostram as recentes pesquisas.

Cientistas descobriram que os 60 minutos de contato da pele entre mãe e o recém-nascido regulam a temperatura da criança, ajudam a controlar a respiração e incentivam o corpo a regular taxas de açúcar no sangue.

Pesquisadores do Nationwide Children ‘s Hospital, em Ohio, nos Estados Unidos, observaram 125 bebês prematuros para o estudo. Os resultados apontaram que os recém-nascidos tocados de forma gentil tiveram mais respostas cerebrais do que quando sofriam outros toques durante os procedimentos do parto. Durante o estudo, foi ainda possível observar que os bebês que passaram por procedimentos mais complexos e dolorosos no início da vida, tendem a ter um senso de toque afetado.

Os profissionais recomendam que, durante a hora de ouro, os bebês sejam colocados de bruços sobre a barriga da mãe. Essa posição tem uma explicação. Com ela, o corpo é capaz de retardar a produção de hormônios de adrenalina das mamães, o que ajuda posteriormente na amamentação.

A hora de ouro foi difundida através de pesquisas do obstetra francês Michel Odent, que em 1977 propagou a ideia entre a comunidade médica. Odent mostrou que recém-nascido, na primeira hora de vida, sempre busca o seio da mãe para se alimentar, estabelecendo vínculos com a genitora.

O contato entre mãe e bebê nos primeiros 60 minutos pós parto, também são super benéficos para a mamãe, pois aumenta a ocitocina em seu corpo, diminuindo o risco de hemorragia pós-parto.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails