Maior manifestação religiosa pública do candomblé na Bahia, a Festa de Iemanjá é aguardada pela população local e pelos turistas de diversas partes do Brasil. Também conhecida como "Rainha do Mar", Iemanjá é considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Tradição integrada ao calendário turístico e cultural de Ilhéus, a Festa de Iemanjá reuniu centenas de devotos na Praia do Cristo, Avenida Litorânea Norte, Maramata e Colônia Z-19, nesta, sexta-feira 02 de fevereiro. Na Litorânea, além da parte religiosa, o evento contou com shows das bandas Samba de Treita, Raneychas, Tony Canabrava, Pegada do Samba e Top Gan.
A Festa de Iemanjá alerta sobre a consciência ambiental dos devotos quanto aos presentes colocados nos balaios, a exemplo de flores e perfumes para o menor impacto ao meio ambiente.
A programação incluiu salva de fogos, festa religiosa, com práticas dos banhos de água de cheiro, de pipoca e milho branco, momento em que os adeptos apresentam as oferendas. No período da tarde foi realizada a procissão marítima com o cortejo das embarcações para a entrega dos balaios.
Na Avenida Litorânea, a organização do evento foi dos terreiros Ilê Axé Ballomi, de Pai Toninho, Sultão das Matas, de Mãe Cíntia. A fiscalização ficou a cargo da Sutram, Guarda Civil Municipal e das secretarias de Cultura, Turismo, Serviços Urbanos, Saúde e Ordem Pública, com apoio da Marinha do Brasil e Polícia Militar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário