domingo, 14 de abril de 2024

Brasil celebra Dia Mundial do Café atingindo a marca de 38% da produção global


Hoje, dia 14 de abril, comemora-se o dia mundial do café, uma data que deve ser muito celebrada aqui no Brasil, pois nosso país é o maior produtor mundial dessa comoditie agrícola, detendo cerca de 38% da produção global.

Do simples cafezinho da padaria aos mais estilosos shakes e drinks, o café torrado e moído tem uma composição complexa e variável. Os baristas, pessoas treinadas em seleção e preparo do café, utilizam essas características para desenvolver bebidas com composição e estímulos sensoriais especiais.

Existe uma diversidade de caracteristicas inerentes ao café, que podem variar desde o tipo de grão, método de torra e método de preparo. Tudo isso associado a combinações da temperatura da água, espessura da moagem, tempo de filtragem e equipamentos utilizados para o preparo e filtragem garantem resultados únicos.

No Brasil, o café é a bebida mais consumida depois da água. O consumo associado ao leite de vaca e comidas contendo cereais como pães, cuscuz, tapioca são muito populares. Em algumas regiões, como o nordeste e o norte, a refeição da noite tradicionalmente, inclui o consumo de café.

O consumo médio de café no Brasil é de uma e meia xícara por dia ou cerca de 163ml por dia. O consumo de 2 a 4 xícaras por dia (240 a 480 ml/dia) é o total sugerido em função do conteúdo de cafeína que não deve exceder 400mg por dia.



O café tem características funcionais interessantes. Seu conteúdo de compostos como xantinas, polifenóis e flavonóides favorecem o melhor desempenho no metabolismo e traz vários benefícios à saúde.




A cafeína, o componente mais famoso do café, é uma xantina, substância que pode facilitar o trabalho intelectual, produzir algum bem-estar, melhorar as relações interpessoais, acentuar a capacidade de descriminação das sensações, acelerar o tempo de reacção e reduzir a sonolência e a fadiga.. Os polifenóis e flavonóides presentes no café têm atividade antioxidantes que protegem o organismo. O café também fornece magnésio, cromo, manganês e niacina. A niacina é uma vitamina, formada durante o processo de torrefação do café, muito importante para o funcionamento normal do sistema nervoso e equilíbrio psicológico.




Por sofrer torrefação e extração em água quente e ser consumido como uma bebida, o café apresenta metabolização mais fácil dos seus compostos e por isso importante capacidade antioxidante quando comparado com outras fontes desses compostos como chás, frutas e hortaliças.



Devido às características, o consumo do café está associado a efeitos cognitivos, neuromusculares, endócrinos e metabólicos. O café é uma bebida associada a redução de risco para algumas doenças e condições como diabetes mellitus tipo 2, Parkinson, Alzheimer, morte por doenças inflamatórias e mortalidade em geral. O consumo de café está associado a melhora no desempenho cognitivo, manutenção do estado de alerta, desempenho e recuperação em esportistas.


Vamos celebrar essa data, tomando um bom cafezinho.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails