A Anvisa proibiu o uso de duas substâncias químicas presentes em esmaltes e unhas em gel que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED. A decisão veio após estudos apontarem riscos de câncer e problemas reprodutivos.
As substâncias banidas são o TPO (óxido de difenil fosfina) e o DMPT (dimetiltolilamina).
De acordo com a agência, estudos internacionais em animais demonstraram que o DMPT é potencialmente cancerígeno, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade.
Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que recentemente também proibiu o uso dessas substâncias.
A resolução determina regras imediatas e prazos para o mercado se adequar:
Imediatamente: estão proibidas a fabricação, importação e concessão de novos registros ou notificações de produtos contendo TPO ou DMPT.
Em até 90 dias: empresas e estabelecimentos devem encerrar a venda e o uso de itens que já estão nas prateleiras.
Após 90 dias: a Anvisa cancelará os registros e notificações existentes, e as empresas deverão recolher os produtos ainda disponíveis no comércio.
Segundo nota oficial, a medida foi tomada para “proteger a saúde das pessoas que utilizam esses produtos e principalmente dos profissionais que trabalham com eles”, afirmou a Anvisa.
Uma decisão que reforça a importância da segurança e da responsabilidade no setor da beleza. Cuidar da saúde vem sempre antes da estética!

Nenhum comentário:
Postar um comentário