segunda-feira, 5 de maio de 2014

ABC da Moda - Parte 2

Oi pessoal! Conforme prometemos algumas postagens atrás, estamos elaborando um dicionário de moda on line, bem aqui no Ideias de Barbara. 

Hoje vocês ficam com as letras D - E - F. 

D

Debrum - Tipo de arremate e enfeite criado pela aplicação de fitas, galões ou tiras nas bordas de qualquer tecido. 


Decote coração - Decote cortado com as clássicas formas superiores do coração. Muito usado nas blusas e nos vestidos de festa. 

Decote nadador - De inspiração esportiva, é aplicado em vestidos, blusas e tops. O decote é composto de duas alças frontais, que se unem nas costas, deixando aberta a região das escápulas. Lembra a parte de trás de um maiô de natação. 

Degradê - Efeito que diminui gradualmente a intensidade de uma cor. Aparece bastante nas lentes dos óculos escuros. 

Délavé - Palavra francesa que em português se pronuncia "delavê", usada para definir o aspecto desbotado de um tecido depois de algumas lavagens especiais. Desbotar o jeans já era feito desde os anos 1960, com o movimento hippie. Mas o primeiro brim délavé só começou a ser comercializado no Brasil pelas butiques e grandes lojas no início dos anos 1970. 

Denim - Tecido resistente de sarja de algodão, o do tipo mais pesado é aplicado na confecção de jeanswear, com fios tingidos de índigo. O denim mais leve entra na produção de roupas sportswear. 


Duffle-coat

Devorê - Produzido com fios celulósicos e de fibras sintéticas. 

Docksides -É o nome de origem inglesa dado aos sapatos de couro de solado de borracha, com costura aparente que acompanha todo o bico. Esse calçado tem origem náutica e também é chamado de boat shoe (sapato de barco). Foram uma verdadeira "febre" nos anos 80 e 90. 

Drapeado - Efeito produzido por dobras e pregas de um tecido. Aplica-se em blusas, vestidos e saias. 

Dry fit - Tecido feito com poliamida e elastano, que proporciona um caimento seco (dry fit). 

Duffle-coat - Casaco de lã de comprimento até os quadris ou joelhos, com capuz e botões de madeira no formato oval e com pontas. 






Engana-mamãe
Echarpe - Palavra de origem francesa para designar lenço macio e longo feito de seda, crepe ou algodão, usado ao redor do pescoço. 

Elastano - Fio elástico usado na composição de malhas ou tecidos planos que garante conforto e permite excelente movimentação ao corpo. A Lycra, marca que pertence à Invista, virou sinônimo deste fio. 

Engana-mamãe - Tipo de maiô inteiriço, na frente, mas com as laterais recortadas. Olhado de costas, ele parece um biquíni. 

Escarpim - Sapato feminino com salto alto, levemente cavado no dorso dos pés. Pode ser combinado com tailleur em ocasiões formais ou com roupas despojadas, como o jeans, para sair à noite 

Espartilho - Criado para deixar as mulheres com cintura fina no século 18, o também chamado corset era colocado sob as roupas e amarrado fortemente pelas costas. No princípio as damas da burguesia usavam a peça para se distinguir das plebeias. Com o tempo, virou lingerie, pois o acessório empina o busto feminino, deixando o corpo bem curvilíneo. Pode ser confeccionado em tecidos nobres com barbatanas para modelos de alta-costura e vestidos de noiva. 
Espartilho

Espinha-de-peixe - Padronagem cujo aspecto lembra o esqueleto de peixe, também conhecida por chevron. Confeccionada de lã, seda e algodão, vai bem com casacos, ternos e saias. 

Estola - Peça retangular que cobre os ombros e parte das costas, muito utilizada no Brasil na década de 1960 pela alta burguesia. Pode ser feita de peles de animais e tricô ou tecidos finos como crepe, seda e musselina. 

Evasê - Modelagem popular nos anos 1930 com leve abertura em direção à barra. Esta forma se assemelha a um trapézio e é mais comum em vestidos e saias, mas também pode ser usada em blusas e casacos. 



Vestidos com fendas

Fenda - Abertura feita no vestuário feminino, como recurso prático, para facilitar o movimento do corpo ou como elemento de sensualidade em saias e vestidos. Em 1960, o estilista Pierre Cardin criou calças com fendas que iam dos quadris até a barra e ganhavam movimento com o caminhar das mulheres. 

Fil-a-fil - Tecido de lã, confeccionado com fios de duas cores, geralmente uma clara e outra escura. 

Fio-tinto - Tecido feito com fios coloridos, antes de ser tecido. 

Forro - Nome do revestimento da parte interna das roupas, que pode ser feito de tecidos finos ou estruturados. Tule e voal são as melhores opções para dar volume aos vestidos e saias. 

Franja - Fios ou tiras com materiais como couro, camurça, linho e algodão que são muito aplicados em peças de roupas, sapatos e acessórios. Também podem pender do próprio tecido quando for desfiado ou repicado. Dependendo do material, com que é feito e do tipo, podem remeter ao estilo caubói ou à sensualidade das roupas das melindrosas dos anos 1920. 

Franzido - Efeito que se obtém no tecido, antes de costurar, no qual são colocadas pequenas pregas juntas para tornar uma parte ou toda a roupa mais volumosa.

Flúor - Na moda, representa cores luminosas como pink, verde, azul, amarela, roxa e laranja, utilizadas em tecidos e acessórios. 

Frente-única - Tipo de decote ou vestido aberto nas costas, com alças que se sustentam no pescoço. 

Froissé - Palavra francesa que define o aspecto de amassado de alguns tecidos. 

Calça Fuseau
Fuseau (fusô) - Calça justa e afunilada, feita de malha ou lã, misturada com tecidos como elastano, helanca e lycra para ficar colado à perna. Antigamente, elas eram feitas com uma tira elástica que se prendia ao pé. Assim como o legging, acompanha túnicas e batas. 

Aguardem a próxima postagem do dicionário, desta vez com as letras G - H - I. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails