terça-feira, 16 de abril de 2019

Índia cria primeiro hospital para tratar elefantes, vítimas de maus tratos



Os elefantes são reverenciados como símbolo cultural e religioso na Índia. Mas, continuam a enfrentar maus-tratos em todo o país. Alguns ativistas dos direitos dos animais afirmam que, além das questões conhecidas de cativeiro e desempenho, os elefantes frequentemente são vítimas de eletrocussão, caça furtiva, acidentes de trem e envenenamento.

Dados do governo mostram que a população de elefantes da Índia caiu para pouco mais de 27.000 em 2017, em comparação com cerca de 30.000 em 2012.

No início de 2018, a empresa de viagens internacionais Insight Guides prometeu encerrar a promoção de passeios de elefante. O gesto foi uma tentativa de combater a exploração de animais financiados pelo turismo. O Zoológico de Buffalo, em Nova York (EUA), concordou em encerrar sua exposição de elefantes, criticada por padrões inadequados.

Desde então, o pólo de elefantes foi efetivamente encerrado na Tailândia. O fechamento ocorreu depois que uma investigação secreta de crueldade contra animais revelou o abuso vicioso desenfreado na prática.

Se vários países já se posicionaram contra o abuso e maus tratos aos elefantes, a Índia sai na frente com uma atitude inovadora.

Um centro médico especial, o Wildlife SOS Elephant Hospital, foi criado em Uttar Pradesh, na Índia, para tratar elefantes resgatados, vítimas de maus tratos. 


À frente dessa nobre iniciativa está o grupo Wildlife SOS, uma organização sem fins lucrativos, que resgata animais na Índia, desde 1995. 

Desde que o hospital foi inaugurado em novembro de 2018, a organização já resgatou um total de 26 elefantes, que eram vítimas de atrações turísticas abusivas, como circos, templos, acampamentos de equitação e proprietários privados. 

A iniciativa está dando tão certo que, além de salvar os elefantes abusados, o grupo também já resgata ursos, leopardos, tartarugas e outras espécies ameaçadas de extinção.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails