quarta-feira, 4 de março de 2020

Comitê Sul Bahia participa do Abrace o Marajó

A Ministra Damares Alves com Sérgio Rogério,
Barbara Bastos e Hélia Braga

O Governo Federal lançou, no dia 03 de março, no Palácio do Planalto, o programa Abrace o Marajó. Gerado no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o projeto tem o objetivo de melhorar o IDH dos municípios da região a partir da ampliação do alcance e do acesso da população marajoara aos direitos humanos.

O arquipélago abriga cerca de 500 mil pessoas e inclui o município com pior o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil: Melgaço. Além desse, outros sete dos 16 municípios que compõe a região estão na lista dos 50 piores IDHs do país: Chaves, Bagre, Portel, Anajás, Afuá, Curralinho e Breves.

Entre os grandes problemas do Marajó que desencadearam o projeto estão os altos índices de exploração sexual e violência contra crianças, adolescentes, juventude, mulheres e pessoas idosas. “Será o nosso primeiro momento de basta de tanto sofrimento, de tantas agruras e de tantas violações de direitos, especialmente da exploração sexual de crianças e a violência doméstica”, afirmou a ministra do MMFDH, Damares Alves.

Tome Abduch (Nas Ruas) e Sérgio Rogério

“Por quanto tempo o povo do Marajó tem permanecido esquecido e negligenciado? Chegou a hora de darmos um basta nisso, de olharmos para os marajoaras e enxergá-los! Vamos todos juntos abraçar o Marajó, abraçar suas necessidades e vencê-las por meio de estratégias e políticas públicas direcionadas”, continuou Damares.

Além de disso, o programa Abrace o Marajó será uma espécie de laboratório, a primeira etapa para que as mesmas medidas sejam tomadas em outros locais do Brasil.

"A experiência do Abrace o Marajó é importantíssima para o combate à exploração sexual,  não só na região norte. Estar participando de um momento como esse é fundamental para levarmos as ações desse programa ao nosso estado, a nossa região. É urgente erradicar as violações aos direitos humanos e abusos sexuais recorrentes nos quatro cantos do Brasil" afirmou Sérgio Rogério, Diretor Executivo do Comitê Sul Bahia Bolsonaro Presidente.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro,
Barbara Bastos (Comitê Sul Bahia) e Hélia Braga

A cerimônia de lançamento contou com a presença do Presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama Michele, do Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, além de outras autoridades, empresários e representantes de vários estados.

"Na Bahia, 65% dos municípios possui classificação com baixo IDH. Nessa situação males como a exploração sexual acabam se proliferando mais facilmente. Precisamos unir forças, em ações conjuntas, para levar a todas essas cidades, as condições mínimas para que seus habitantes possam viver com mais dignidade." - esclarece Sérgio Rogério.

Para a execução do "Abrace o Marajó" poderão ser firmados convênios, termos de compromisso, acordos de cooperação, termos de execução descentralizada, ajustes ou outros instrumentos congêneres, com órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital e municipal, bem como com entidades privadas.

"Esse é o caminho para novas ações, não só sociais, como também de empreendedorismo, geração de emprego e renda, sustentabilidade local. O que o ministério dos Direitos Humanos propôs é uma união de setores em prol do Brasil. É disso que precisamos para mudar o nosso país." - conclui Sérgio Rogério.


Deputado Federal José Medeiros, Barbara Bastos e Sérgio Rogério


Sérgio Rogério, Tome Abduch, Hélia Braga, Barbar Bastos, Fabiana Dias, Luana e o pequeno Arthur


Di Abreu, Hélia Braga e Barbara Bastos

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails