segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Arezzo e Grupo Soma entram em processo de fusão e formarão maior conglomerado da moda no Brasil


A fusão entre a Arezzo Indústria e Comércio e o Grupo Soma S.A foi aprovada em votação da base acionária das duas empresas. A nova empresa terá em seu portfólio marcas como Arezzo, Schutz, Reserva, Farm, Animale, Dzarm, Cris Barros e Hering, formando o maior grupo de moda do Brasil.

No acordo firmado, a Arezzo é detentora de 54% do capital, e grupo Soma de 46% do novo negócio. Se confirmada pelo Cade, a empresa terá uma governança compartilhada com Alexandre Café Birman no papel de CEO do conglomerado e Roberto Luiz Jatahy Gonçalves como CEO da business unit de vestuário feminino. Rony Meisler, ex-presidente do grupo Reserva, será o presidente da unit masculina.

A história dos dois grupos são cases de sucesso.

Mais antiga no mercado, a Arezzo & Co. começou a sua história em 1972 com a fundação da Arezzo. Em 1995, surgi outra gigante dos calçados femininos: a Schutz. Em 2005, as duas marcas se fundem e formam a Arezzo&Co. Em 2008 o grupo lança a Ana capri, marca de sapatos baixos e a Alexandre Birman, focada no segmento de luxo. Em 2015, o grupo fortifica ainda mais sua posição lançando a Fiever, uma marca de Tênis. Em 2018, no auge da moda sustentável, o grupo lança a Alme, uma marca focada em sapatos sustentáveis. Em 2019, o grupo avança no segmento de tênis, licenciando a marca Vans no Brasil. Em 2020, o grupo Reserva passa a fazer parte da Arezzo&Co. Ainda nesse memso ano, o grupo lança a marca de sandálias Brizza e adquire o brechó online Troc. Em 2021 as marcas Baw Clothing e MyShoes entram para o portfólio da Arezzo&Co.

Em 1991 surge no Brasil a Animale, marca de vestuário feminino. Em 1997 é fundada a Farm, moda feminina com inspiração hippie e tropical. Em 2010, a fusão entre a Animale e a Farm dá origem ao Grupo Soma. Em 2014 a marca de roupas infantis Fábula entra para o Grupo Soma. Em 2015 a Foxton, marca de roupas masculinas, entra para o portfólio do Grupo Soma. Em 2017 o grupo adquire a marca Cris Barros. Em 2018 o Grupo Soma funda o Off Premium, um outlet de marcas de moda brasileiras. Em 2019, a Animale diversifica suas atividades criando a Animale Jeans e Animale Oro. Em 2020 a marca Amria Filó entra para o portfólio do grupo Soma. Em 2021, o Grupo Soma adquire a Hering, a NV e a Dzarm.

A Arezzo&Co. vale 6.95 bilhões e o Grupo Soma 6.13 bilhões de reais, ambos considerando a alta de 10% e 15% nas ações que ocorreram na manhã  do dia 31 de janeiro, quando foram confirmadas as negociações. A concretização do negócio, no entanto, depende ainda da análise e aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômico). 

A fusão desses dois gigantes do mundo fashion brasileiro resultará em uma companhia com faturamento próximo a 12 bilhões de reais, abrangendo calçados, bolsas e moda feminina, masculina e infantil, através de 34 marcas e 2 mil lojas. A operação cria quatro verticais de negócios, promovendo oportunidades de valor adicional, como o desenvolvimento de categorias, otimização de canais e preparação para incorporar novas verticais. A denominação social será definida em comum acordo, e a relação de troca entre as ações é estabelecida pelo Acordo de Associação. 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails