quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Mãe é mãe


- As mães sempre adoram as crianças e nunca estão cansadas!

Filosofou o Pedro no carro admirando a Lagoa pela janela.
Adoro essas conversas que temos enquanto estamos dentro do carro. Eles falam tantas coisas, perguntam tanto, batemos altos papos em família e eles criam as suas mais sensacionais conclusões.

Agora que mãe não cansa só no coração dos nossos filhos que nos enxergam como super mamães!

Ai, ai...eles são demais!

Se eles soubessem que tem horas que estamos mais exaustas que um operário de obras, que fazemos mil coisas ao mesmo tempo, que todos os dias criamos quase um regime militar dentro de casa para que tudo dê certo, que enquanto estamos fazendo o misto do café da manhã com todo carinho já estamos pensando no que eles irão levar para a merenda, que passamos a blusa do uniforme pensando se esquecemos de escrever alguma coisa na agenda para professora e pulamos da cama já com uma lista de coisas para fazer.

No café da manhã, cada filho come uma coisa diferente, enquanto preparo a merenda vou tomando o meu café em pé mesmo na bancada da cozinha, depois penso em que dia é da semana para saber quem faz qual atividade, tem dia que um faz natação e o outro balé de noite, outro que um tem natação e o outro faz capoeira e vamos que vamos!

Tem dia que Carolina implica que não quer ir para a escola e faz um pequeno drama para irmos para a escola e chora e tenta atrasar todo o nosso processo. No final acaba tudo bem, mas cansa...

Mãe vive um corre corre danado e posso dizer por experiência própria que nós sabemos esticar o tempo feito aqueles elásticos que brincávamos na infância.

Mas nós nos divertimos e para mim não existe nada, nada mesmo, melhor e mais emocionante e mais importante para mim, nada que me complete mais e me faça mais feliz que ter a oportunidade de participar da criação dos meus filhos.

Amo muito levá-los na escola, ir conversando pelo caminho e escutando as suas histórias, estar lá na hora da saída e acompanhar a descida deles da escada me procurando cheio de sorrisos, fazer dever de casa junto, ler história, dar banho, preparar com todo carinho o prato que eles mais gostam, passar a blusa do uniforme, assistir o mesmo desenho mil vezes seguida, dormir agarrado, brincar muito e ver a minha casa se transformar em um parque de diversões com brinquedos por todos os cantos, arrumar o armário deles e às vezes pegar uma peça daquela roupinha pequena e cheirar aquele cheiro tão bom que é cheiro de filho, cheiro de amor...

E tem festa quase todo fim de semana dos amigos dos filhos, que depois da terceira ou quarta você começa achar todas iguais, mas se diverte mesmo assim porque vê o quanto eles se divertem e ficam felizes.

Quando são bebês nos deixam cheias de sono, nos acordam mil vezes durante a noite, troca falda, depois ensinamos a tirar a fralda, as primeiras papinhas, a primeira vez que comem sozinhos com a sua própria mão, as primeiras palavrinhas ditas tão bonitinhas, as engatinhadas pela casa fora (existe coisa mais gostosa que bebê engatinhando??), depois os primeiros passos, os tombinhos, os galos, as músicas cantadas, as gracinhas, os abraços, as birras e manhas, as perguntas incríveis...e assim vamos olhando o mundo como se fosse pela primeira vez!

Lembro que na época que eu parei de trabalhar, todo mundo me dizia que eu não ia aguentar, que depois de um tempo a mulher "pira" de ficar o dia inteiro vivendo para os meus filhos, que temos que ter vida própria que depois os filhos crescem, que ficar em casa o dia todo era terrível e aquele blá-blá-blá todo... Mas sabe o que aconteceu?

Eu adorei e aconteceu o que eu sempre soube que essa era a minha missão, que esse era o meu dom, minha paixão.

Essa é a minha vida e não me imagino vivendo outra.

Como toda mulher é múltipla e carrega uma bolsa gigante cheia de vontades a tiracolo, eu invento tempo para fazer um montão de coisas que adoro também, leio, escrevo, cozinho, faço as minhas artes, sonho, realizo e agradeço.

E o Pedro ainda acha que mãe não cansa...

Roberta Paiva

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails