domingo, 7 de fevereiro de 2010

Querido John: O que Você Faria com uma Carta que Mudasse Tudo?

Querido John narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo 
 após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares.
Com a mesma maestria de sempre, Nicholas Sparks nos mostra um intrincado calidoscópio do amor, com direito a magia, sofrimento e até mesmo um melhor amigo eternamente apaixonado.
Os personagens do livro são poucos, pois a trama segue em 80% do livro a narrativa sobre os personagens principais: John e Savannah. Mas isso não é nenhum pecado.
A construção de John, principal personagem do livro, é primorosa. Filho de um pai solteiro (isso mesmo, PAI), ele não tem nenhuma lembrança de sua mãe pois, ela o abandonou ainda muito pequeno. Seu pai, introspectivo e tímido, nunca falou sobre a mãe, com raríssimas exceções. John cresce num lar diferente, sem referência da figura materna, mas cercado das pequenas atenções do pai. E por falar no pai, vale prestar atenção neste personagem. O sr.Tyree, poderia passar despercebido não fosse o fato do autor aproveitá-lo para abordar um assunto bastante delicado: a síndrome de Asperger, uma espécie de transtorno autista que não comporta nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.Click aqui para saber mais sobre esse assunto.
Com delicadeza e suavidade, Sparks introduz pequenas “peças” indicativas do que caracterizariam um individuo portador desta síndrome. Algo importantíssimo tirar esclarecer as pessoas sobre este pouco falado transtorno humano.
A personagem feminina, Savannah, é essencialmente sonhadora e crédula na humanidade. Sua inocência e ingenuidade são fundamentais para o despertar da paixão em John. Filha única de um casamento modelo, ela não espera da vida nada menos do que vê em sua família. Para ela todos são dignos de uma chance. Colado nela, o sempre simpático “melhor amigo” Tim nos parece um homem bom demais para existir, perfeito ao extremo, sem malícia, sem segundas intenções. Ledo engano. O bonzinho fica espreitando anos a fio, a espera de uma chance e quando a oportunidade surge, ele a agarra com unhas e dentes.
John – Savannah – Tim este é o triângulo amoroso do livro. Mas não se engane, se nas primeiras páginas você pensar que o pobre Tim não tem a menor chance, reveja as entrelinhas e aguarde a reviravolta. Para ele o ditado “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.” é o que vale, e como vale!
No caso dele a “furada” veio com o 11 de setembro. Ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o mundo. E como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Bom, se eu já disse que Tim teve a chance de se dar bem, você já deve ter imaginado que no frenesi do combate ao terrorismo, noss o querido John se realistou para mais uns anos de serviço militar, prolongando ainda mais a espera de Savannah.
Depois de muitos entreves, nosso protagonista finalmente retorna para Carolina do Norte, ciente de que a batalha pelo amor de sua vida poderia está perdida para sempre. Nem sob tortura vou contar o restinho da história. Você vai ter que ler para saber!
Apenas posso dizer que John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

O Autor fala sobre Querido John:

"Querido John foi inspirado em Casablanca, uma das melhores histórias de amor de todos os tempos. É uma atualização, uma versão moderna com, naturalmente, seus próprios elementos."
Traduzido do site Collider

Nicholas Sparks é único autor contemporâneo a emplacar, por mais de um ano, um romance na lista dos mais vendidos. Seus romances estiverem 8 vezes no primeiro lugar da lista do New York Times. Seis de seus livros já se tornaram filmes, transformando-o em um dos autores com o maior número de adaptações para o cinema.

Outros Livros:
  • O caderno de Noah
  • A última música
  • Uma carta de amor
  • O milagre
  • Noites de Tormenta
  • A walk to remember
  • The lucky one

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails