quinta-feira, 9 de maio de 2019

Cientistas descobrem que jejum pode reduzir o gasto calórico e aumentar a fome

Sabe aquela estratégia de passar fome para emagrecer?

Pois é, não funciona bem do jeito que imaginávamos...


Dietas muito restritivas ou mesmo a adoção de longos períodos de jejum aumentam a produção no corpo do chamado hormônio do crescimento. Esse foi o  resultado a que chegaram os pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Além disso, eles mostraram que esse hormônio dispararia a fome e faria o organismo reduzir seu gasto calórico – dois sérios problemas para quem deseja emagrecer.

O hormônio do crescimento é fundamental para manter os tecidos do corpo sadios e para o desenvolvimento na infância e adolescência. Mas, nesse estudo com camundongos, os pesquisadores focaram na sua atuação em uma família específica de neurônios que controlam o apetite e o gasto energético. “Ele envia um sinal para o cérebro indicando que o organismo está passando fome”, resumiu José Donato, fisiologista que coordenou o trabalho, ao site da Revista Pesquisa Fapesp.

Esse alerta intensifica a vontade de comer e libera outros hormônios, que colocam o corpo numa espécie de modo de economia de bateria. Outros trabalhos já haviam demonstrado que a concentração do hormônio do crescimento sobe em situações de privação alimentar, porém os motivos dessa reação ainda eram desconhecidos.

“Isso pode explicar porque indivíduos que fazem dietas restritivas, com o tempo, começam a ter dificuldade em sustentá-las”, interpretou Donato. O efeito da molécula no cérebro ainda é pouco estudado, e o achado inédito foi publicado no periódico Nature Communications.

Como foi feito o estudo

Primeiro, a equipe administrou uma dose de hormônio do crescimento a um grupo de ratos. Nessa etapa, descobriu-se que a substância se ligava às células de diversas áreas do hipotálamo, uma região cerebral que controla, entre outras coisas, a fome e o consumo de energia.

Do ponto de vista comportamental, os roedores que receberam a injeção hormonal passaram a comer mais do que o outro grupo, que tomou um placebo. Eles também gastavam menos energia.

A equipe ainda fez um último teste com animais geneticamente modificados para serem insensíveis ao composto e que foram submetidos a uma dieta restritiva. Nessa situação, a ausência de receptores para o hormônio do crescimento fez com que as cobaias não sofressem aqueles efeitos colaterais.

Em decorrência disso, o grupo perdeu 20% a mais de peso do que a parcela de roedores suscetíveis ao hormônio.

Mas, se por um lado as notícias parecem pouco animadoras, por outro talvez sejam o início de um novo tipo de tratamento contra obesidade. Os pesquisadores já investigam como a descoberta pode ser usada com essa finalidade. Uma das possibilidades é utilizar compostos que inibem o hormônio do crescimento – e, portanto, mantêm o corpo no modo gastador.

Em um dos experimentos, os pesquisadores deram aos ratinhos um medicamento desses, usado no tratamento da acromegalia, condição em que o hormônio do crescimento provoca o aumento exagerado das extremidades do corpo. Nos animais, esse remédio contribuiu para a perda de peso.

Para os autores, essa é uma evidência de que talvez seja possível usar fármacos do tipo no combate à obesidade. Porém, mais estudos são necessários para confirmar essa ação e entender as reações adversas da inibição do hormônio da cabeça aos pés.

De qualquer maneira, vale lembrar que o ganho excessivo de peso não depende só de uma molécula. A obesidade é uma doença complexa, causada por fatores socioeconômicos, fisiológicos e hereditários. E é preciso abordar todos para enfrentá-la de maneira madura e sem discriminação.

Links

Link para site da revista Nature

Link para Artigo sobre o estudo na Revista Fapesp

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails