sábado, 27 de fevereiro de 2021

Amigos cinéfilos se reúnem e criam o 1º CineClube de Ilhéus


Ilhéus já tem seu primeiro CineClube, grupo de pessoas que amam produções cinematográficas e se reúnem para assistir e debater filmes. A iniciativa cultural foi idealizada pela fazedora de cultura Ana Cristina de Oliveira Santana, uma verdadeira amante da sétima arte.

"O cinema é uma das expressões culturais mais amplas. Em um único filme podemos debater muitas questões. Pontos que vão desde a a problemática social e econômica, até política e educação." - define Ana Cristina.

A ideia de se criar um CineClube em Ilhéus surgiu de forma simples e espontânea: Um grupo de amigos que se encontrava para assistirem juntos os filmes em cartaz no cinema local.

"Sempre nos encontrávamos para assistir filmes no cinema e depois saiamos para uma reunião social, num barzinho ou pizzaria para falarmos sobre o filme." - explica Ana Cristina.

Foi assim que nasceu o Cineclube Ilhéus: cinema para todos – do preto e branco ao colorido, uma iniciativa que merece destaque cultural em nossa cidade.

Para quem não conhece ou não sabe como funciona um cineclube, basta dizer que ele é um espaço democrático, educativo, político, sem fins lucrativos que contribui na formação de público, porque não só estimulam as pessoas a assistirem a obras audiovisuais, como também promove rodas de discussões. As obras exibidas ainda colocam o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas, estéticas e culturas. Os participantes têm a liberdade para escolherem o que será exibido, a seleção costuma ser de acordo com a temática. Muitos cinéfilos e profissionais da área encontraram nesses locais uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o processo criativo e para trocar experiências a respeito da sétima arte.

O grupo do CineClube Ilhéus ainda não possui uma sede própria, pois isso demanda um investimento financeiro que neste momento de saída da pandemia, encontra-se bem complicado disponibilizar.

"Nosso sonho é termos nosso próprio espaço, nosso próprio material e acervo. Isso nos dará autonomia para difundirmos ainda mais o amor pelo cinema." acrescenta Ana Cristina.

Cineclube Ilhéus: cinema para todos – do preto e branco ao colorido se reúne uma vez ao mês e promete ser um alancavador da cultura cinéfila na região.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails