domingo, 5 de março de 2023

Como o leite em pó virou composto lácteo


Se você é um consumidor de leite talvez não tenha atentado para uma séria mudança ocorrida na oferta do leite em pó no Brasil. Muitas pessoas não perceberam que grandes marcas de leite, incluindo aqui a mais renomada de todas no mercado brasileiro, passaram a oferecer aos seus consumidores uma bebida que já não é mais considerada leite em pó.

A embalagem é a mesma, o peso também. Mas a diferença entre o novo composto lácteo e o verdadeiro leite em pó são enormes.

O leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite que tem sua longevidade estendida através de um processo industrial. Ele é produzido a partir da desidratação do leite. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem um lento processo de evaporação da parte líquida que compõem o leite, mantendo porém as proteínas do produto. O leite em pó pode se apresentar com diferentes teores de gordura, dependendo da quantidade presente do leite líquido usado na produção. Disto pode resultar um leite integral, semi-desnatado ou desnatado. De qualquer forma a proteína do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 - 35% de recomendação diária. 1 kg de leite em pó, misturado com água, permite obter de 6 a 7 litros de leite recombinado.

Então, de uma forma bem simples, podemos dizer que o Leite em Pó Integral é o leite de vaca que conhecemos, que após passar por um processo industrial, perde a água, ficando apenas o pó para ser reconstruído novamente com adição de água. Durante o processo de industrialização, o leite em pó pode ser enriquecido com vitaminas adicionais ou até mesmo com substâncias que facilitam sua solubilidade, como lecitina da soja, recebendo um nome comercial acrescido da palavra "instantâneo".

Já, o Composto Lácteo é um produto que NÃO é constituído de 100% de leite. Prestem bem atenção. Aqui está a diferença realmente relevante entre o leite em pó e o composto lácteo. Para ser considerado um composto lácteo o produto necessita ter pelo menos 51% de leite, o restante da fórmula fica por conta de cada fabricante, que podem variar nas substâncias a serem adicionadas a esse produto.

Com toda a certeza muito consumidores não atentaram para essa real e gritante diferença. Muitos se prendem apenas ao preço do produto, esquecendo de verificar a composição do mesmo. E por falar em preço, esse é outro ponto que abordaremos. Ainda que o composto lácteo possua menos leite do que o tradicional leite em pó, o preço continua o mesmo de quando apenas a fórmula antiga era comercializada. Mais uma vez quem perde é o consumidor.

Fiquem atentos ao que estão comprando, especialmente se tem filhos pequenos que consomem leite.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails