terça-feira, 30 de abril de 2024

Paul Auster, escritor norte-americano, morre aos 77 anos


O renomado escritor norte-americano Paul Auster faleceu aos 77 anos devido a complicações de câncer do pulmão nesta terça-feira, 30 de abril. 

Sua última obra, intitulada “Baumgartner”, será lançada no Brasil no segundo semestre deste ano pela Companhia das Letras, responsável pela publicação de quase vinte livros do autor em território nacional. A editora, que detém os direitos de publicação de Paul Auster no Brasil, incluirá o próximo lançamento em seu catálogo, ampliando a coleção de livros do escritor disponíveis no país. O romance, que marca o vigésimo da carreira de Auster, aborda a história de um homem idoso que se depara com as lembranças de sua falecida esposa e a percepção do impacto que ela teve em sua vida.

A trama de “Baumgartner” reflete temas recorrentes na obra literária de Auster, como as reflexões sinceras de um homem maduro sobre sua existência e a técnica de explorar diferentes pontos de vista sobre um mesmo acontecimento. Publicado no final de 2023, o livro foi escrito após o autor receber o diagnóstico de câncer de pulmão, que o levou a óbito. Apesar disso, a recepção da obra foi menor em comparação com seu trabalho anterior, “4321”, considerado um dos pontos altos de sua trajetória no mundo da literatura.



Outro ponto marcante de sua obra foi a publicação de Trilogia de Nova York, um livro que traz três contos ambientados na big apple. Na narrativa de Auster, a cidade que se torna a imagem de um labirinto mental feito de crimes e violência, pistas falsas e verdadeiras, acasos e equívocos. Nas três histórias deste livro, Paul Auster, talvez o mais nova-iorquino dos escritores americanos, confronta seus personagens com o mistério da identidade, do conhecimento e da arte. Em Cidade de vidro, um escritor de policiais é confundido com um detetive particular e passa a encarnar a sério o papel. Em Fantasmas, um detetive contratado para vigiar um homem transforma a tarefa num caso de vida ou morte. Em O quarto fechado, o amigo de um escritor desaparecido é atormentado pela culpa, depois que a suposta viúva o encarrega de publicar os originais do marido. Nova York se torna, aqui, a imagem de um labirinto mental feito de pistas falsas e verdadeiras, de acasos e equívocos: é na própria cidade que Auster se apóia para retrabalhar o gênero policial.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails